Setor de Registros Acadêmicos
O Setor de Registros Acadêmicos, é subordinado ao Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, e a ele compete as seguintes
I - efetivar o registro e promover o controle e organização da vida acadêmica do aluno durante a realização do curso, garantindo segurança e confiabilidade às informações registradas;
II - realizar o registro de matrícula do aluno ingressante na instituição por curso, de renovação, trancamento, e cancelamento de matrícula, bem como mudança de turno do aluno no Sistema SIGAA;
III - cadastrar e efetivar no SIGAA a lotação na turma, conforme curso e turno, o aluno ingressante matriculado;
IV - emitir quando solicitado pelo aluno comprovante de matrícula do período letivo e boletim;
V - fazer análise dos documentos apresentados para habilitação de vínculo institucional no IFPA;
VI - receber e abrir processos (protocolar) documentos referentes à vida acadêmica do aluno, assim como, dar andamento às solicitações protocoladas;
VII - emitir documentos que comprovem o vínculo do aluno com a instituição, bem como da situação de sua vida acadêmica, quando estes não forem possíveis de serem gerados diretamente do SIGAA;
VIII - emitir certificado de conclusão de curso, histórico escolar e diplomas aos concluintes;
IX - prestar informações acadêmicas aos membros da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnico-administrativos) e ao público em geral;
X - atender o corpo docente, discente e técnico-administrativo e a comunidade em geral no que compete esta Unidade Gestora, referente às informações acadêmicas;
XI - encaminhar solicitações dos discentes aos coordenadores de curso e demais unidades competentes, conforme organograma do Campus;
XII - alimentar e manter atualizado o sistema SIGAA e o SISTEC;
XIII - responder aos Censos Educacionais da Educação Básica, Profissional (Educacenso) e Educação Superior (Censup), e a outros Sistemas de Controle do MEC referentes aos discentes;
XIV - informar à Unidade Gestora de Ensino do Campus, semestralmente, por meio de relatório extraído do SIGAA, os estudantes vinculados ao Campus que já ultrapassaram o limite mínimo previsto para a integralização curricular;
XV - arquivar e guardar Editais de Processo Seletivo para estudantes, com suas respectivas retificações, resultados e/ou lista de classificados;
XVI - construir o arquivo acadêmico com informações da vida acadêmico do aluno, bem como fazer a guarda e manutenção do mesmo, cumprindo as disposições previstas na legislação em vigor;
XVII - retificar nota/conceito do estudante quando a turma já esteja fechada no SIGAA, mediante documentação comprobatória encaminhada pela Coordenação do Curso ou com autorização da Unidade Gestora de Ensino do campus;
XVIII - expedir declaração de escolaridade quando solicitado pelo aluno, e quando não for possível de ser gerada diretamente do sistema SIGAA;
XIX - efetivar no SIGAA a renovação de matrícula do aluno ativo, atualizando os dados cadastrais em cada período letivo;
XX - promover alterações cadastrais do aluno ao SIGAA, a partir de documentos comprobatórios, mantendo-o atualizado;
XXI - atualizar os dados dos alunos no sistema SISTEC, periodicamente, registrando a conclusão do curso ou seu desligamento, quando ocorrer;
XXII - gerar o código autenticador de diploma de curso técnico no sistema SISTEC e informá-lo no verso do diploma;
XXIII - registrar e expedir o diploma dos cursos técnicos;
XXIV - registrar e expedir certificado de conclusão do Ensino Médio com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou do Exame Nacional de Certificação por Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Ensino Médio;
XXV - emitir histórico escolar de conclusão de curso técnico, e guia de transferência quando solicitada pelo aluno ou seu responsável, se menor;
XXVI - registrar no SIGAA o aluno de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) quando encaminhado pela comissão de processo seletivo ou coordenação de curso;
XXVII - efetivar no SIGAA o lançamento de aproveitamento de estudos para fins de cumprimento de disciplinas ao aluno quando autorizado pela coordenação de curso, mediante processo administrativo;
XXVIII - registrar e confeccionar diploma dos cursos técnicos ofertados pelo Campus;
XXIX - efetivar o apostilamento de registros, no verso do diploma do aluno egresso, quando requerido pelo próprio, quando devidamente comprovados e nos termos da legislação vigente;
XXX - acompanhar e subsidiar com informações a Unidade Gestora responsável pela alimentação do SIGPP, periodicamente, conforme solicitado;
XXXI - executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.
II - realizar o registro de matrícula do aluno ingressante na instituição por curso, de renovação, trancamento, e cancelamento de matrícula, bem como mudança de turno do aluno no Sistema SIGAA;
III - cadastrar e efetivar no SIGAA a lotação na turma, conforme curso e turno, o aluno ingressante matriculado;
IV - emitir quando solicitado pelo aluno comprovante de matrícula do período letivo e boletim;
V - fazer análise dos documentos apresentados para habilitação de vínculo institucional no IFPA;
VI - receber e abrir processos (protocolar) documentos referentes à vida acadêmica do aluno, assim como, dar andamento às solicitações protocoladas;
VII - emitir documentos que comprovem o vínculo do aluno com a instituição, bem como da situação de sua vida acadêmica, quando estes não forem possíveis de serem gerados diretamente do SIGAA;
VIII - emitir certificado de conclusão de curso, histórico escolar e diplomas aos concluintes;
IX - prestar informações acadêmicas aos membros da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnico-administrativos) e ao público em geral;
X - atender o corpo docente, discente e técnico-administrativo e a comunidade em geral no que compete esta Unidade Gestora, referente às informações acadêmicas;
XI - encaminhar solicitações dos discentes aos coordenadores de curso e demais unidades competentes, conforme organograma do Campus;
XII - alimentar e manter atualizado o sistema SIGAA e o SISTEC;
XIII - responder aos Censos Educacionais da Educação Básica, Profissional (Educacenso) e Educação Superior (Censup), e a outros Sistemas de Controle do MEC referentes aos discentes;
XIV - informar à Unidade Gestora de Ensino do Campus, semestralmente, por meio de relatório extraído do SIGAA, os estudantes vinculados ao Campus que já ultrapassaram o limite mínimo previsto para a integralização curricular;
XV - arquivar e guardar Editais de Processo Seletivo para estudantes, com suas respectivas retificações, resultados e/ou lista de classificados;
XVI - construir o arquivo acadêmico com informações da vida acadêmico do aluno, bem como fazer a guarda e manutenção do mesmo, cumprindo as disposições previstas na legislação em vigor;
XVII - retificar nota/conceito do estudante quando a turma já esteja fechada no SIGAA, mediante documentação comprobatória encaminhada pela Coordenação do Curso ou com autorização da Unidade Gestora de Ensino do campus;
XVIII - expedir declaração de escolaridade quando solicitado pelo aluno, e quando não for possível de ser gerada diretamente do sistema SIGAA;
XIX - efetivar no SIGAA a renovação de matrícula do aluno ativo, atualizando os dados cadastrais em cada período letivo;
XX - promover alterações cadastrais do aluno ao SIGAA, a partir de documentos comprobatórios, mantendo-o atualizado;
XXI - atualizar os dados dos alunos no sistema SISTEC, periodicamente, registrando a conclusão do curso ou seu desligamento, quando ocorrer;
XXII - gerar o código autenticador de diploma de curso técnico no sistema SISTEC e informá-lo no verso do diploma;
XXIII - registrar e expedir o diploma dos cursos técnicos;
XXIV - registrar e expedir certificado de conclusão do Ensino Médio com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou do Exame Nacional de Certificação por Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Ensino Médio;
XXV - emitir histórico escolar de conclusão de curso técnico, e guia de transferência quando solicitada pelo aluno ou seu responsável, se menor;
XXVI - registrar no SIGAA o aluno de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) quando encaminhado pela comissão de processo seletivo ou coordenação de curso;
XXVII - efetivar no SIGAA o lançamento de aproveitamento de estudos para fins de cumprimento de disciplinas ao aluno quando autorizado pela coordenação de curso, mediante processo administrativo;
XXVIII - registrar e confeccionar diploma dos cursos técnicos ofertados pelo Campus;
XXIX - efetivar o apostilamento de registros, no verso do diploma do aluno egresso, quando requerido pelo próprio, quando devidamente comprovados e nos termos da legislação vigente;
XXX - acompanhar e subsidiar com informações a Unidade Gestora responsável pela alimentação do SIGPP, periodicamente, conforme solicitado;
XXXI - executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.
O setor de Registros Acadêmicos atende presencialmente no horário entre 7:30h e 21:30h, de segunda à sexta-feira.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Responsável: Antonio Ivandro Silva dos Santos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aqui você acessa o ENCCEJA
Para solicitação de Justificativa de faltas, o documento deve ser encaminhado ao e-mail da coordenação do curso. Seguem os e-mails:
- Agropecuária: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Edificações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Informática: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Hospedagem: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Aquicultura: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Guia de Turismo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Saneamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Agronomia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Engenharia Civil: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Segue lista de atendimentos e documentos feitos de forma virtual:
RELAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS
Obs: Todas as solicitações devem ser enviadas para o setor de protocolo para seguir o fluxo correto, no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
SOLICITAÇÃO |
PROCEDIMENTO |
Alteração de Dados Pessoais | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Atestado de Conclusão | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Atestado de Frequência | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Atestado de Matrícula | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Cancelamento de Matrícula | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS e TERMO DE DESISTÊNCIA, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Certificado de Conclusão - 1ª via | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Certificado de Conclusão - 2ª via | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Diploma - 1ª via | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS e SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO TÉCNICO ou SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Diploma - 2ª via | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS e SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO TÉCNICO ou SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Prova de 2ª chamada | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Dispensa de Educação Física | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Justificativa de Faltas (Citar Disciplinas) | Preencher o FORMULÁRIO PARA JUSTIFICATIVA DE FALTAS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail da coordenação do curso. |
Histórico Escolar 1ª via | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Histórico Escolar 2ª via | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Guia de Transferência | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Grade Curricular | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Retorno ao IFPA (Matrícula) | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Revisão de Prova | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Revisão de Nota | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Ementa do Curso | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Trancamento de Curso | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Transferência de Curso | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Transferência de Turma | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Transferência de Turno | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Colação de Grau Específica ou Extemporânea | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS e REQUERIMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU ESPECÍFICA OU EXTEMPORÂNEA, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. É necessário também anexar o "Nada Consta" da Biblioteca. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Certificado de Curso FIC | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS e REQUERIMENTO DE CERTIFICADO DE CURSO FIC, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Outros | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Acompanhamento Domiciliar | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
Aproveitamento de Estudos | Preencher o REQUERIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS, justificar a solicitação e assinar. Caso seja menor de idade quem assina é o responsável legal. Anexar copias de ementas de disciplinas cursadas, histórico e matriz curricular. Em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
registrado em:
Registros Acadêmicos