Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Gestão do Campus Santarém

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 13h42 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 16h59 | Acessos: 1212
imagem sem descrição.
Gerar e disseminar o conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão valorizando a Educação Profissional Tecnológica em todos os níveis e modalidades, buscando a formação de cidadãos conscientes, críticos e capazes de promover o desenvolvimento sustentável da região Oeste do Pará.
 
Ser um centro de excelência em educação profissional e tecnológica no Oeste do Pará.
 
-Excelência na Gestão Pública;
-Valorização do Servidor;
-Responsabilidade Formação Cidadã para além do mundo do trabalho;
-Inovação científica e tecnológica;
-Transparência, competência e eficácia;
-Ética;
-Desenvolvimento Sustentável;
-Articulação ensino pesquisa e extensão;
-Qualidade Social;
-Respeito a diversidade;
-Incentivo ao empreendedorismo.
 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, representa o sucesso de uma instituição de educação profissional pública, gratuita e de qualidade, que está consolidada na comunidade paraense, brasileira e internacional.
Criado em 23 de setembro de 1909 como Escola de Aprendizes Artífices do Pará, pelo então Presidente da República, Nilo Peçanha, compreendia o ensino primário, cursos de desenho e oficinas de marcenaria, funilaria, alfaiataria, sapataria e ferraria. Em 1930 a Escola de Aprendizes se transformou em Liceu Industrial do Pará e, em 1942, em Escola Industrial de Belém.
Na década de 1960 é transformado em Autarquia Federal com autonomia didática, financeira, administrativa e técnica. Passa a atuar com o Ensino Profissional em nível de 2° grau oferecendo os Cursos Técnicos de Edificações e Estradas, passando a ser chamado de Escola Industrial Federal do Pará, quando foram criados os cursos de Agrimensura e Eletromecânica.
A Escola Técnica Federal do Pará nasce em 1968 e se instala definitivamente na Av. Almirante Barroso, n.º 1155, onde se implanta o curso de Eletromecânica, hoje denominado apenas de Mecânica. Depois vieram os cursos de Saneamento, Telecomunicações e Eletrônica. Em 1997 foi instituída pelo Ministério da Educação, a verticalização da Educação Profissional, em níveis Básico, Técnico e Superior. Em 18 de janeiro de 1999, a Escola Técnica foi elevada à categoria de Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, com a finalidade de atuar nos níveis e modalidades da educação profissional, ou seja, o Básico, o Técnico e o Tecnológico, sendo o último, equivalente à educação superior.
Com a política de expansão da Educação Profissional Técnica e Tecnológica implementada pelo Ministério da Educação, inicia-se a história do Campus de Santarém, que após a promulgação da Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, passou a categoria de Instituto, recebendo o nome Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA.
Posteriormente, a Portaria Nº 4 de 06 de janeiro de 2009, estabeleceu a criação do Campus de Santarém com o primeiro processo seletivo em 28 de fevereiro de 2010 em que foram ofertados os cursos de Técnico em Aquicultura e Técnico em Pesca na modalidade integrado, Técnico em Saneamento, Técnico em Edificações, Técnico em Mineração, Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária nas modalidades integrado e subsequente, Técnico em Guia de Turismo na modalidade subsequente e Técnico em Informática na modalidade integrado Proeja, sendo oferecidas 530 vagas. A aula inaugural aconteceu em 31 de maio de 2010 quando se iniciou, efetivamente, as atividades educativas no Campus.
Como cidade Polo da Região Oeste do Pará, o IFPA Campus Santarém tem em sua área de abrangência o atendimento aos municípios de Almerim, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha e Santarém, o que faz com que o Campus Santarém tenha importância estratégica para o desenvolvimento da região.
Atualmente, o campus de Santarém atende alunos distribuídos entre cursos integrados, subsequentes, Superiores e de Pós-Graduação.
Desde sua criação conta com um qualificado quadro de servidores, e com gestores comprometidos, que contribuíram fortemente ao longo de nossa história para nos tornarmos referência em Educação Superior, profissional e tecnológica no Oeste do Estado do Pará.
 
 
A lista abaixo mostra em ordem cronológica o nome de todos os Diretores do Campus.

Direção Geral:
Damião Pedro Meira Filho
Raphael de Miranda Rocha
Maria José Buchalle Silva
Fernando Sarmento Favacho
Herivelto Martins e Silva
Fernando Antonio Cunha Bastos

Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Mábia Aline Freitas Sales
Adriano Araújo da silva
Fabricio Juliano Fernandes
Edivalda Nascimento da Silva
Carmem Lucia Leal de Andrade
Gilbson Santos Soares
Gilsa Pinheiro Rodrigues dos Santos
Paulo Cristiano Quaresma Avila
Fernando Emmi Correa

Direção de Administração e Planejamento:
Denise Maythe Silva dos Santos
Rondinelle Sousa de Jesus
Alessandro Pereira de Abreu
Maria José Buchalle Silva
Glairton Lima Nogueira
Joao Luiz Costa de Oliveira
Hugo Ricardo Aquino Sousa da Silva
 
 

Fim do conteúdo da página
-->