Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Encceja2022

Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 13h41 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2023, 12h14 | Acessos: 3405
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou no dia 22/12/2022 as notas dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA Ensino Médio, realizado no ano de 2022, no ambiente virtual http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Para obtenção da certificação de proficiência do Ensino Médio conferida pelo exame nacional é necessário que o participante tenha obtido a pontuação mínima de 100,0 (cem) pontos em cada uma das provas objetivas das áreas de conhecimento e o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na Redação, avaliadas pelo ENCCEJA Ensino Médio.

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação é concebida como integrante da área de conhecimento Linguagem, Códigos e suas Tecnologia (componentes curriculares/disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física). O participante deverá atingir ao mesmo tempo: o mínimo de 100,0 (cem) pontos na prova objetiva na área de conhecimento Linguagem, Códigos e suas Tecnologia, e, no mínimo, 5 (cinco) pontos na prova de Redação em uma mesma edição do exame, para ter o direito à certificação.

Portanto, para ser considerado aprovado na área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação o participante deverá ter obtido, cumulativamente, no mínimo 100,0 (cem) pontos na prova de Linguagens e 5,0 (cinco) pontos na Redação na mesma edição do exame nacional. O estudante somente será habilitado na referida área de conhecimento nesta condição. Caso o participante tenha alcançado, por exemplo, o mínimo de 100,0 (cem) pontos na prova de Linguagens, mas menos de 5,0 (cinco) pontos na Redação não será considerado aprovado na área de conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, devendo o participante realizar novamente a prova dessa área em nova edição do exame nacional.

O participante que não obtiver as notas mínimas para certificação de proficiência do Ensino Médio em cada uma das áreas de conhecimento terá direito à declaração parcial de proficiência contendo apenas as áreas de conhecimento em que obteve a pontuação mínima exigida pelo exame nacional.

O participante que obtiver as notas mínimas de 100,0 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5,0 (cinco) pontos na Redação poderá solicitar certificação equivalente ao Ensino Médio, a ser emitida pelo campus do IFPA informado pelo participante no ato de sua inscrição no exame nacional.

O IFPA somente se responsabilizará pela emissão de certificação aos participantes do ENCCEJA Ensino Médio, edição 2022, que o indicaram como instituição certificadora no ato da inscrição.

Para acessar seu resultado no ENCCEJA Ensino Médio, edição 2022, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em Avançar. Em seguida, é só clicar em Esqueci minha senha.

Para o participante do ENCCEJA solicitar seu certificado de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados obtidos no exame nacional, deverá acessar o site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/, preencher o formulário eletrônico indicando o ano da edição do ENCCEJA que realizou e o tipo de documento desejado: Declaração de Proficiência ou Certificado.

Caso o participante tenha realizado mais de uma edição do ENCCEJA deverá informar no formulário eletrônico o ano da última edição realizada.

Caso opte pela declaração de proficiência, após preencher o formulário eletrônico, o próprio participante poderá gerar e imprimir sua declaração, sem necessidade de assinatura por parte de um servidor do IFPA, haja vista que a declaração é gerada com um código autenticador de veracidade.

Caso opte pelo certificado, o participante deverá imprimir o comprovante de preenchimento do formulário eletrônico.

O participante deverá preencher o formulário de REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA juntamente com a DECLARAÇÃO DE QUE NÃO CONCLUIU O ENSINO MÉDIO REGULAR e juntar a documentação necessária para a sua certificação, a saber:

  1. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  2. Cédula de identidade;
  3. CPF;
  4. Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição ou quitação eleitoral emitida por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE;
  5. Documento Militar (de alistamento, de reservista ou de dispensa) que comprove sua situação regular ao Serviço Militar Obrigatório, para homens maiores de 18 anos;
  6. Comprovante atualizado de residência com CEP;
  7. Boletim Individual de resultados do ENCCEJA impresso por meio do site do INEP (www.inep.gov.br);
  8. Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENCCEJA de edições anteriores, quando for o caso;
  9. Declaração de Proficiência ou Boletim de Resultados do ENEM, quando for o caso;
  10. Declaração que não possui o ensino médio completo fornecida pelo IFPA;
  11. Procuração com poderes específicos e firma reconhecida (caso não seja o titular do certificado ou declaração);
  12. Documento Oficial de Identidade com foto do procurador do titular do certificado ou declaração, quando for o caso;
  13. 01 (uma) fotografia digital contendo imagem facial em tamanho 3x4.
  14. Comprovante de preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de certificação do ENCCEJA no site https://certificado-encceja.ifpa.edu.br/

O participante deverá digitalizar/escanear, em formato PDF, o REQUERIMENTO – CERTIFICAÇÃO ENCCEJA, devidamente preenchido e assinado, e a documentação necessária para sua certificação, e enviar por e-mail para o Setor de Protocolo do campus do IFPA que como instituição certificadora para formalização de processo eletrônico de certificação.

Não será aceita outra forma de envio do requerimento e/ou da documentação, que não seja para o e-mail do Setor Protocolo do campus do IFPA responsável pela certificação do participante, cujo e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fim do conteúdo da página
-->