Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA CAMPUS SANTARÉM É APROVADO EM EDITAL DE APOIO FINANCEIRO A LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

  • Escrito por Emerson Moraes
  • Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h24
  • Última atualização em Sábado, 03 de Dezembro de 2022, 17h29
  • Acessos: 758
imagem sem descrição.

O IFPA Campus Santarém foi aprovado no Edital StartUP Pará N° 011 /2022 - APOIO AOS LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO DA COMUNIDADE ACADÊMICA E EMPRESARIAL. O edital é voltado para que pesquisadores apresentassem propostas para apoio financeiro a LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS, no qual foram aceitas propostas com apoio financeiro de até R$500.000,00. Chama a atenção o fato de não haver nenhum laboratório de processamento linguístico na Região Norte. Além do mais, em todo o território nacional, não existe nenhum laboratório interdisciplinar para o estudo da linguagem no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Dessa forma, o laboratório não será apenas o primeiro laboratório do Norte do País, mas também o primeiro da RFEPCT.
O Laboratório de Linguagem e Processamento Linguístico estará vinculado ao Grupo de Pesquisa em Linguagem e Processamento Linguístico do IFPA campus Santarém e terá como objetivo promover a cooperação interdisciplinar para o estudo da linguagem. Para tal, as atividades desenvolvidas pelo laboratório compreendem coleta de dados espontâneos para montagem de banco de dados, desenvolvimento de tarefas de produção eliciada para suscitar estruturas a serem investigadas, execução de procedimentos de rastreamento ocular para explorar o processamento on-line de estruturas de linguagem e realização de medidas neurofisiológicas para examinar a resposta do cérebro a estímulos relacionados à linguagem.
O Grupo de Estudos em Linguagem e Processamento Linguístico - GELIMPRO, responsável pela elaboração do projeto e do plano de ação, sendo composta por Gisely Gonçalves de Castro, gestora, Dayse Rodrigues dos Santos, Gleid Ângela dos Anjos Costa e Josilene dos Santos Carvalho, pesquisadoras, Yan de Sousa Birro, Samuel Ícaro Ferreira Rêgo e Silva, Révelin Rodrigues Viana, Lucas Bizerra da Silva, João Victor Carvalho do Carmo Rebelo, Ernane Bentes Sarmento e Joel Augusto Pacheco de Jesus, alunos do Curso técnico em Informática do campus.

Apoio: SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SECTET e do GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->