3º CURSO DE BIOESTATÍSTICA COM R STUDIO

• Escrito por Valdinei Matos
  • Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 13h28
  • Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 10h41

O 3º Curso de Bioestatística com o R Studio faz parte do Programa de Extensão Bioestatística Aplicada com softwares gratuitos de códigos aberto e fechado coordenado pelo professor Dr. Elton Nunes Britto do IFPA Campus Santarém. Este curso faz parte das ações do projeto de extensão “Bioestatística Aplicada com software R para Biólogos e áreas afins” que também é coordenado pelo professor Dr. Elton e tem como objetivo a aplicação de bioestatística para a resolução de estatísticas descritivas e inferenciais para o público alvo de usuários da área biológica e afins que cursam o ensino médio, graduação e pós-graduação.

O software R foi criado por R CORE TEAM (2018) e é um software livre, estruturado no idioma inglês, gratuito para múltiplas plataformas e expansível funcionando nos sistemas operacionais Windows, Linus e Macintosh. Por ter estas características ele tem forte influência no meio acadêmico com ampla utilização nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, Sociais e Humanas difundindo-se em cursos de extensão e pesquisa pelo mundo afora.
Como uma ferramenta tecnológica, tem grande importância tanto para a obtenção da estatística quanto para o aprimoramento dos mecanismos de ensino aprendizagem em estatística possibilitando aos usuários obterem medidas estatísticas de forma rápida e com rigor estatístico.

Como o curso é destinado aos usuários que aplicam a estatística, o discente não precisa ter conhecimentos prévios de programação, porém precisa ter um computador notebook ou desktop com internet e estar cursando ou ter feito uma disciplina de estatística Descritiva e Inferencial para utilizar o software R e se beneficiar das suas múltiplas aplicações.
O 3º Curso de Bioestatística com o R Studio será realizado no IFPA, Campus Santarém no Laboratório de Solos do Curso de Engenharia Civil, no período de 07 a 11 de Novembro de 2022 e no horário das 9h às 12h. O público alvo deste curso são estudantes e/ou profissionais de graduação e pós-graduação das áreas biológicas e afins.

Curso Gratuito
Vagas: 30 vagas
Turno: Matutino

Para participar, você deve preencher o formulário clicando aqui: INSCRIÇÃO

As inscrições ocorrem de 27 de Outubro até o dia 06 de Novembro de 2022 às 12 horas, sendo o resultado das inscrições publicado nesta mesma página, ainda no dia 06/11/2022.

PROGRAMAÇÃO:

07/11/2022

•  Apresentação do R nativo e do  RStudio
  •  Construção de conjuntos numéricos
  •  Instalação de pacotes
  •  Variáveis descritivas de estatítica
  • Tabela de distribuição de frequências
  • Criação de scripts no R e no Rstudio e de projeto no R Studio

08/11/2022

• Técnicas de amostragem aleatórias no R
  • Criação e edição de gráficos no R

09/11/2022

• Teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias
  • Testes paramétricos entre sujeitos (Teste T de Student)
  • Técnica de transformações de dados no R.
  • Testes nao paramétricos: teste U de Mann-Whitney

10/11/2022

• Teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias
  • Testes paramétricos entre sujeitos (ANOVA 1 e 2 fatores e teste de Tukey)
  • Teste de Kruskal-Wallis e teste de Dunn
  • Teste nao paramétrico do Qui-quadrado no R

11/11/2022

• Teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias
  • Teste paramétrico de correlação de Pearson e teste nao paramétrico de correlação de
  • Haverá a entrega dos certificado no último dia de aula.

RESULTADO DA SELEÇÃO:

Lista de classificados (06/11/2022)