Projeto de extensão: CICLO DE PALESTRAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

• Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 21h58
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 21h58

O IFPA Campus Santarém convida todos a participarem do projeto de extensão CICLO DE PALESTRAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BOAS PRÁTICAS E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ORLA DA CIDADE, E NOS BAIRROS MARACANÃ E JUÁ, NA CIDADE DE SANTARÉM-PA, sob a coordenação do professor Wanderson dos Santos Monteiro.

A seguir, um breve resumo dos assuntos abordados no projeto:

Os resíduos sólidos têm sido frequentemente apresentados como um dos grandes problemas ambientais do nosso tempo. No Brasil, a aceleração do processo de urbanização tem contribuído para o desencadeamento de inúmeras problemáticas do convívio coletivo, dentre estas a grande produção de lixo. Outro fator responsável pela grande geração de resíduos sólidos é o desperdício, principalmente devido ao nosso estilo de vida moderno que é caracterizado por valores como o consumo, estoque, quantidade e descartabilidade.
O Instituto Federal do Pará – Campus Santarém, mais uma vez, vai ao encontro da comunidade para executar este projeto de extensão tão  necessário à conservação e à própria sobrevivência do rio Tapajós. Imbuídos da consciência de nosso papel social, elaboramos este projeto no intuito de dialogarmos e agirmos juntamente com a comunidade no sentido de educarmos e mobilizarmos a população que habita o entorno dos bairros mais próximos deste rio, que infelizmente é diariamente atingido por lixo advindo das mais diversas fontes, sejam elas: embarcações, transeuntes, esgoto, comerciantes etc. Nesse sentido, este projeto de Educação Ambiental se propõe realizar palestras em escolas, bem como viabilizar ações juntamente à comunidade local para conscientizar a população em geral quanto aos danos advindos da poluição despejada direta ou indiretamente no rio Tapajós.

Inicialmente serão oferecidas duas palestras, onde o interessado em participar deve fazer sua inscrição na plataforma even3, com link que logo será informado.

Para realização da inscrição, deve-se primeiramente acessar a página do evento e, na aba inscrições, clicar em "Realizar Inscrição", conforme indicado na figura abaixo.

A garantia da inscrição realizada, é a mensagem apresentada na imagem abaixo:

Esses passos garantem apenas sua inscrição no conjunto de palestras, mas não em uma palestra específica. Para encontrar qual palestra quer participar, observe a figura:

Deve-se clicar em "Participar das Atividades". É nesse momento que o inscrito escolhe a palestra ou as palestras que quer participar. Ao clicar, será direcionado para a tela abaixo:

Na aba "Programação", estarão listados todos os encontros/Palestras que ocorrerão e sua localidade, assim como data, horário e palestrantes. Para fazer sua inscrição na palestra de sua preferência, clique em "Realizar inscrição" no quadro da referida palestra.

Ao fim, na aba "Inscrições" faça download e imprima o "Comprovante de Inscrição", conforme figura abaixo:

O comprovante apresenta seu nome, quais eventos se inscreveu, e contem um QR Code. Esse QR Code será utilizado no dia da palestra para credenciamento dos participantes, e o recebimento do certificado de participação no evento fica condicionado ao credenciamento (pode ser apresentado impresso, arquivo PDF na tela do celular, imagem de um print do QR Code).

Enfim, para acesso à página de inscrição, acesse https://www.even3.com.br/educacao-ambiental