Olimpíada Internacional de Física e Cultura

• Escrito por Emerson Moraes
  • Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 07h40
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 12h57

O IFPA - Campus Santarém, sob representação da professora Graciana Sousa, convida os estudantes do IFPA - Campus Santarém para as inscrições na Olimpíada Internacional de Física e Cultura.

Sobre a IPhCO:

A IPhCO é um evento aberto à participação de todas as escolas do ensino médio, no Brasil e no exterior. O evento tem duas fases: Nacional, que é voltada somente para escolas do Brasil, e a Internacional, somente para as escolas no exterior. As duas fases ocorrem em datas diferentes. Ao final do evento, diretores, professores representantes, colaboradores e alunos recebem um certificado de participação. O regulamento da 6ª Olimpíada Internacional de Física e Cultura que detalha todas as informações necessárias para a participação de sua Escola pode ser acessado no site da Olimpíada    ou diretamente em

Inscrições: As inscrições para os estudantes do IFPA Santarém ocorrerão até o dia 16/10/2022.

Participantes: Poderão participar todos os estudantes do nível médio, regularmente matriculados em instituições de ensino no país. Estudantes recém-egressos, também, poderão participar desde que inscritos pela escola onde cursaram o ensino médio.

LOCAL DA PROVA: A prova é online, logo o aluno pode resolver as questões em qualquer lugar desde que, tenha acesso à internet. No entanto, muitos alunos não têm recursos para se conectar a Internet em casa. Esses alunos precisarão de acesso aos computadores da escola. As provas ocorrerão entre 19/10/2022 e 29/10/2022.

CONTEÚDOS DAS QUESTÕES: As questões serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino médio e espera-se que o aluno consiga resolver todas as questões desde que leia as dicas e pesquise sobre o tema quando necessário. No entanto, para resolver uma questão, o aluno precisará resolver enigmas matemáticos, visitar museus, escalar uma montanha, visitar uma casa mal-assombrada e assim por diante, para encontrar as pistas dos dados de que precisa para resolver a questão. As visitas são virtuais (GOOGLE Street View), e portanto, para realizar estas tarefas o acesso à internet é importante. O aluno tem sempre 24 horas para resolver cada desafio.

Exemplo de uma Questão-IPhCO: Para ter acesso ao exemplo de questão . Para ter acesso basta inserir a senha: portal2022. Todo o conteúdo da página antes e durante a olimpíada está acessível em português. Basta passar o mouse nas abas superiores e clicar na descrição em português que você será redirecionado.

INSCRIÇÃO DOS ALUNOS: Para que o aluno possa se inscrever, clique no botão .