Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

• Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 15h32
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 15h50

O IFPA - Campus Santarém, sob representação dos professores Damião Meira e Graciana Sousa, convida discentes a participarem da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa, que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontecerá em 2022, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente à estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Visite o Site da OBFEP:

OBFEP no IFPA - Campus Santarém:
Os professores representantes (Damião e Graciana) estão organizando a olimpíada seguindo as diretrizes e regulamento estabelecidos pela coordenação nacional e estadual da OBFEP.

Cronograma:
Prova da 1ª fase (na própria escola): 30 de agosto de 2022, será presencial e aplicada no contraturno do estudante.
Inscrição dos estudantes até dia 26 de agosto de 2022:
A pré-inscrição é importante para que a equipe organizadora saiba com antecedência o número total de participantes para a impressão das provas.

As informações solicitadas aos alunos estão de acordo com o regulamento da olimpíada e, e são resguardados pelo Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade assinado pelos representantes da instituição. Veja modelo do Termo:

Ressalta-se que a participação do estudante é de sua escolha, tendo ciência que nenhuma nota em disciplina será vinculada à ele pela participação.
Todos os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Proeja podem participar, desde que estejam devidamente matriculados.