2º CURSO DE BIOESTATÍSTICA COM R STUDIO

• Publicado: Quinta, 26 de Mai de 2022, 15h38
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 13h15

O 2º Curso de Bioestatística com o R Studio faz parte do Programa de Extensão Bioestatística Aplicada com softwares gratuitos de códigos aberto e fechado coordenado pelo professor Dr. Elton Nunes Britto do IFPA Campus Santarém. Este curso faz parte das ações do projeto de extensão “Bioestatística Aplicada com software R para Biólogos e áreas afins” que também é coordenado pelo professor Dr. Elton e tem como objetivo a aplicação de bioestatística para a resolução de estatísticas descritivas e inferenciais para o público alvo de usuários da área biológica e afins que cursam o ensino médio, graduação e pós-graduação.

O software R foi criado por R CORE TEAM (2018) e é um software livre, estruturado no idioma inglês, gratuito para múltiplas plataformas e expansível funcionando nos sistemas operacionais Windows, Linus e Macintosh. Por ter estas características ele tem forte influência no meio acadêmico com ampla utilização nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, Sociais e Humanas difundindo-se em cursos de extensão e pesquisa pelo mundo afora.
Como uma ferramenta tecnológica, tem grande importância tanto para a obtenção da estatística quanto para o aprimoramento dos mecanismos de ensino aprendizagem em estatística possibilitando aos usuários obterem medidas estatísticas de forma rápida e com rigor estatístico.

Como o curso é destinado aos usuários que aplicam a estatística, o discente não precisa ter conhecimentos prévios de programação, porém precisa ter um computador notebook ou desktop com internet e ter feito uma disciplina de estatística para utilizar o software R e se beneficiar das suas múltiplas aplicações.
O 2º Curso de Bioestatística com o R Studio será realizado no IFPA, Campus Santarém no laboratório de Solos do Curso de Engenharia Civil, no período de 6 a 10 de junho de 2022 e no horário das 9h às 12h. O público alvo deste curso são estudantes e/ou profissionais que cursam ou cursaram o ensino médio, graduação e pós-graduação das áreas biológicas e afins. Os pré-requisitos para participar do curso são: ter cursado previamente uma disciplina de estatística e trazer notebook com acesso à internet.

Curso Gratuito
Vagas: 30 vagas
Carga horária: 15 horas
Turno: Matutino

Para participar, você deve preencher a ficha de Inscrições clicando aqui. As inscrições ocorrem desde o momento da publicação da oferta do curso até o dia 03/06/2022 as 12 horas, sendo o resultado das inscrições publicado nesta mesma página, ainda no dia 03/06/2022.

Conteúdo programático

06/06/22

Apresentação do R nativo e do R studio
Construção de conjuntos numéricos
Instalação de pacotes
Variáveis descritivas de estatística
Tabela de distribuição de frequências
Criação de scripts no R e no R studio e de projeto no R studio

07/06/22
Técnicas de amostragem
Plotagem de gráficos de distribuição e histogramas pelo R
Plotagem de gráficos pelo pacote ggplot2

08/06/22
Teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias
Testes paramétricos (Teste T de Student e teste de Mann-Whitney) (entre sujeitos)
Técnica de transformações de dados no R.
Teste T (intrasujeitos) no R

09/06/22
Teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias
Testes paramétricos (ANOVA 1 e 2 fatores e teste de Tukey)
Teste de Kruskal-Wallis e teste de Dunn entre sujeitos
ANOVA de um fator (intrasujeitos) com medidas repetidas no tempo e testes posteriores

10/06/22
Teste de normalidade e de homogeneidade de variâncias
Testes de correlação de Pearson e de Spearman.
Haverá a entrega dos certificado no último dia de aula

RESULTADO DA SELEÇÃO:

∧voltar