II Etapa do Projeto Integrador do Curso Técnico em Edificações - 2021

• Publicado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 14h31
  • Última atualização em Quarta, 02 de Fevereiro de 2022, 10h21

No último dia 22 de janeiro de 2022 ocorreu o encerramento da II e última Etapa do Projeto Integrador 2021 do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFPA Santarém. A divisão da turma permaneceu a mesma da primeira etapa: 5 equipes de 5 alunos. O desafio dessa vez foi avaliar, por meio de ensaio destrutivo e análise visual, um protótipo de uma ponte, construído por cada uma das equipes com palitos de picolé em madeira e cola. O objetivo do ensaio foi avaliar o protótipo de cada turma que, após dimensionado para suportar determinada carga estipulada pela equipe, foi submetido a sustentação de carga, sendo esta acrescentada de forma gradativa e crescente, fazendo-se assim a análise visual de deformação e avaliação do seu desempenho estrutural.
Essa II Etapa do projeto tinha por finalidade, possibilitar aos estudantes formando do curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio, a compreensão do comportamento de materiais e de um sistema estrutural sob a ação de carregamentos, por meio do desenvolvimento do projeto e construção de uma ponte em escala reduzida, além de estimular a criatividade, a inovação e a busca de novas informações para o cálculo de estruturas treliçadas, bem como o trabalho em equipe. Paralelamente, a atividade visou a aplicação dos conceitos básicos estudados nas disciplinas relacionadas ao projeto de estruturas de modo geral.

Alguns protótipos de pontes conseguiram resistir a mais de 150kg de carga estática. A apuração do resultado ocorreu logo após o ensaio destrutivo de resistência a cargas, seguindo critérios estipulados em edital previamente informado à turma. Após a divulgação dos resultados da II Etapa do PI, foi possível somar os resultados obtidos na I e II Etapa, tendo assim uma classificação final geral da competição da seguinte forma:

Todas as equipes participantes ganharam premiação em dinheiro, conforme colocação obtida, variando de R$150,00 a R$50,00. A intenção dos professores coordenadores é que essas competições se tornem parte integrante do calendário de eventos dos cursos de Edificações e Engenharia Civil do Campus IFPA Santarém.
O Projeto Integrador 2021 do curso de Edificações foi coordenado pelos professores Lucimara Leal, João Carlos Melo, Augusto Vieira e Emerson Moraes. Auxiliado pelo Técnico de Laboratório de Edificações e Engenharia Saulo Almada, contou com a participação dos monitores do curso de Engenharia Civil Rafael Dantas, Alice Thainá e Feliphe Clinton.