ALUNOS DO 3° ANO DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO ENCERRAM A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO INTEGRADOR

• Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 19h58
  • Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 12h27

Encerrando a I Etapa do Projeto Integrador 2021 do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFPA Santarém, os estudantes do 3º ano do curso formaram a primeira classificação, tendo como liderança a equipe dos alunos Aveni, Emily, Marcos, Maria e Pâmela.
Nessa primeira etapa a turma foi dividida em 5 equipes de 5 alunos cada, cada equipe teve que desenvolver um traço de dosagem para concretos auto adensáveis com o menor consumo de cimento possível. Para tanto, adotou-se critérios pré estabelecidos em um edital formulado pela equipe de orientadores do Projeto Integrador, que avaliou resistência mecânica, trabalhabilidade do material e custo de produção.

Os ensaios característicos de controle e a confecção dos Corpos de Prova ocorreram no dia 30/11 e o rompimento dos CP’s ocorreram 1 semana depois, dia 07/12/2021. Após obtenção dos resultados de Resistência à Compressão, Classe de Espalhamento, Índice de Estabilidade Visual e custo de produção a partir do traço calculado pelas equipes, chegou-se à classificação das equipes da seguinte forma:

A intenção desta primeira etapa é demonstrar com prática profissional o controle tecnológico de um dos insumos básicos de um profissional da construção civil: o concreto, neste caso o concreto especial do tipo autoadensável, com maior aplicação em pisos e contrapisos de edificações. Destaca-se ainda o desenvolvimento de um profissional Técnico em edificações que sairá do meio acadêmico com uma expertise em prática construtiva, além de possuir aptidão para trabalhar em grupo e vencer desafios observando aspectos técnicos e de custo benefício para produção de materiais.
O Projeto Integrador 2021 do curso de Edificações é coordenado pelos professores Lucimara Leal, João Melo, Augusto Vieira e Emerson Moraes. É auxiliado ainda pelo Técnico de Laboratório de Edificações e Engenharia Saulo Almada e conta com a participação dos monitores do curso de Engenharia Civil Alice Thayná, Rafael Dantas e Feliphe Clinton.