Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O IFPA-Campus Santarém divulga convite para participar da mesa redonda: Arte Tapajônica e Ancestralidade Viva no Baixo Tapajós

  • Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 14h19
  • Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 22h10
imagem sem descrição.

Você conhece bem a história da sua região? No dia 29 de novembro, às 19 horas, o Campus Santarém vai promover uma mesa redonda no seu Canal YouTube IFPA-Campus Santarém para refletir sobre os sítios arqueológicos da região e a herança ancestral presente nas cerâmicas encontradas a cerca de 2 mil anos atrás e que ainda hoje está viva nas histórias dos encantados.

A mesa redonda também vai explorar a importância do estímulo à percepção artística na modelagem da argila e as possibilidades da cerâmica como alternativa de renda voltada ao turismo.

Confira os participantes e suas falas: o arqueólogo e mestrando na Universidade Federal de Sergipe Hudson Romário Melo de Jesus falará sobre “Os sítios arqueológicos do baixo Amazonas e baixo Tapajós e sua relação com o estado e a comunidade local”; o arqueólogo e ceramista Jefferson Paiva de Sousa tratará sobre “A complexidade das formas da cerâmica tapajônica e suas conexões com o presente” e o pedagogo e ceramista Elves de Sousa Costa abordará a “Arte tapajônica: contribuições para o incremento do turismo no município de Santarém”. E tem mais. Durante a mesa redonda vamos disponibilizar a inscrição para quem quiser aprender a modelar a argila com o Elves de Sousa Costa. Quem se inscrever receberá um kit pedagógico com argila e ferramentas básicas para fazer suas próprias peças cerâmicas.

A oficina será virtual, cada inscrito poderá produzir suas próprias peças em casa para depois levá-las ao Campus Santarém para serem queimadas e devolvidas prontas. Venha explorar a sua criatividade no contato com a ancestralidade viva da arte tapajônica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->