Participe da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e 15ª Mostra Brasileira de Foguetes Reais e Virtuais

• Publicado: Quinta, 13 de Mai de 2021, 12h48
  • Última atualização em Quinta, 13 de Mai de 2021, 15h40

Neste ano de 2021, o IFPA/Santarém participará de mais uma edição da OBA e da MOBFOG (Olimpíada de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes).
A OBA e a MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
A OBA consiste de uma prova teórica online com fase única (realização 27/05/2021). A MOBFOG consiste de lançamentos de foguetes de garrafa pet (até o 28/05/2021). De acordo com o regulamento da OBA 2021, a prova VIRTUAL será realizada pelos alunos previamente inscritos junto à OBA pelo (a) professor (a) representante da OBA ou pelos próprios alunos.
Os alunos participantes da deverão manter o sigilo da prova, seguir as instruções e prazos da CO/OBA e se ater aos princípios éticos. Então, estudantes do IFPA/Santarém que desejam participar dessas olimpíadas, podem fazer sua própria inscrição (até 20/05/2021) através do link: https://alunos.oba.org.br/?e=PA9NWNG
Ou entrar em contato com a professora representante Graciana Sousa (IFPA - SANTARÉM). Vale ressaltar que a inscrição do (a) estudante é simultaneamente na OBA e na MOBFOG, podendo ele (a) escolher entre fazer apenas uma delas ou optar em fazer as duas.
OBSERVAÇÃO 01: desde 2016, o IFPA/ Campus Santarém mantém seu cadastro atualizado junto à OBA/MOBFOG. No caso de estudantes externos (não alunos do IFPA Campus Santarém) os mesmos deverão obedecer ao item 6.b) do regulamento da OBA 2021, a saber:
“6. DOS ALUNOS PARTICIPANTES
... b) DE ESCOLAS NÃO PARTICIPANTES DA OBA. Excepcionalmente, se a escola onde o aluno estuda não estiver cadastrada ou interessada em participar da OBA, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola cadastrada, desde que com consentimento desta. Em último caso, alunos que entraram em contato com a própria escola e ela não pretende participar e procurou escolas da região e não conseguiu uma escola para realizar a prova, abriremos uma EXCEÇÃO para permitir que este aluno participe da OBA, através de uma escola fictícia chamada “Escola OBA”. Neste caso a inscrição só pode ser para a prova VIRTUAL. Para fazer esta inscrição especial, entre em contato com a secretaria da OBA, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (21) 4104-4047. Não é aceito, em hipótese nenhuma, aluno nesta modalidade se a escola dele participar da OBA, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO...”
OBSERVAÇÃO 02: quem desejar participar dos lançamentos de foguetes real e/ou virtual, temos um grupo de WhatsApp exclusivo para planejamento da MOBFOG.
OBSERVAÇÃO 03: aulas e materiais para preparação estão disponibilizadas no site https://www.astronomiamaker.com. Alguns encontros remotos ainda serão feitos até a realização da OBA/MOBFOG (minicursos, resolução de exercícios, resolução de provas anteriores entre outros)
Informações e esclarecimentos sobre a OBA/MOBFOG entrar em contato com a professora Graciana Sousa (IFPA- Santarém).

Documentos importantes: