Edital 05/2021 - Projeto Alunos Conectados

• Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 13h25
  • Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 16h32

O Instituto Federal do Pará (IFPA) convida a todos estudantes, por meio do Edital 05/2021, para participarem da seleção pública para o atendimento com chip/pacotes de dados de internet. As inscrições podem ser efetuadas on-line a partir de 23 de março. O edital é de fluxo contínuo, ou seja, ao longo de todo o ano de 2021; o aluno que necessitar do chip poderá realizar a solicitação a qualquer momento pelo SIGAA.
A seleção está vinculada ao Projeto Alunos Conectados, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sob coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
Tem por objetivo a promoção de suporte às atividades acadêmicas de ensino remoto em apoio ao enfrentamento da pandemia Covid19 e seus impactos, o IFPA disponibilizará chip/pacote de dados aos (as) estudantes matriculados (as) em cursos presenciais técnicos e da graduação do IFPA, em condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas de ensino em formato remoto ou híbrido.
Para participar, o estudante deve acessar o edital, ler atentamente para conhecer todas as regras, estar matriculado em cursos presenciais, estar desenvolvendo atividades acadêmicas remotas, possuir renda bruta per capita de até meio salário mínimo, residir em área com disponibilidade de cobertura das operadoras Claro ou Oi para o CEP informado no cadastro, acessar o portal do Sigaa e realizar a inscrição. Quem ainda não aderiu ao Cadastro Único deve aderir antes de acessar o Sigaa.
O recebimento dos chip/ pacotes de dados de internet (dados móveis) poderá ser acumulado com outras modalidades de auxílio estudantil, bolsas ou programas de ensino, pesquisa e extensão que não tenha a mesma finalidade durante o período letivo de 2021. Mais de um membro da família poderá ser selecionado, caso cumpra os critérios do edital.
Cabe aos campi realizar a verificação das informações fornecidas pelos estudantes quanto ao vínculo ou atendimento às regras legais que classificam os inscritos. Ao estudante cabe a leitura do edital, acompanhar as publicações e a observância dos resultados e procedimentos do uso deste serviço se contemplado.
O resultado será divulgado no site institucional do IFPA campus Santarém. Para interpor recursos contra o resultado, o candidato deve enviar e-mail para o setor de assistência estudantil do campus no prazo de dois dias a contar do resultado da pré-análise. Conforme a carga horária do estudante, o mesmo terá acesso a chip/pacotes de dados entre 5GB e 40GB, com direito a recarga mensal feita automaticamente pela operadora.
É preciso ter atenção no momento da inscrição para enviar documentação completa e correta, do contrário o aluno terá a solicitação invalidada. No edital há um passo a passo de como efetuar a inscrição e de todos os documentos necessários. Nas últimas páginas, em anexo, estão os modelos de declarações necessários para a inscrição, bem como os e-mails dos setores de Assistência Estudantil dos Campi para envio de recursos.
Acesse o Sigaa: https://sigaa.ifpa.edu.br/

Para mais informações acesse os documentos abaixo: