Curso de Restauração Florestal para Adequação Ambiental de Propriedades Rurais

• Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 15h11
  • Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 15h36

O IFPA Campus Santarém em parceria com a ONG The Nature Conservancy realizou nos dias 28, 29 e 30 de junho o curso Restauração Florestal para Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Reuniram-se aproximadamente 100 participantes dos municípios Santarém, Alenquer, Óbidos, Mojuí dos Campos, Belterra, Itaituba, Almeirim e  Juruti, representando instituições como a UFOPA, ULBRA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – Emater, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflor–Bio,  Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Secretarias Municipais de Agricultura, Empresas de consultoria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Sindicatos de produtores rurais, Organizações não governamentais, autônomos, estudantes, entre outros.

O objetivo do curso foi capacitar profissionais e estudantes para a adequação ambiental de propriedades rurais considerando que existem hoje poucos profissionais locais com habilidades para atuar diretamente com essa demanda na região oeste do Pará, bem como discutir novas tecnologias para aplicação do tema.

Este curso é o primeiro fruto da parceria entre o IFPA e a TNC que estão na construção de uma agenda de formações voltadas para adequação ambiental de propriedades rurais, bem como fomentar as boas práticas agrícolas. No segundo semestre, outras capacitações ocorrerão especialmente para os professores do IFPA e no primeiro semestre de 2019, pretende-se ampliar o raio de ação com capacitações para agricultores e técnicos que atuam na assistência técnica e extensão rural na região oeste do Pará.

Agradecemos a todos que contribuíram direta e indiretamente com o evento, em especial ao Professor Adriano, responsável pela iniciativa, ao Professor Luís Antônio que fez a abertura do curso abordando um dos temas da atividade, e à professora Verônica que viabilizou a entrega dos certificados no final do curso.