Alunos do IFPA Campus Santarém realizam a instalação de Horta Mandala no Campus

• Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 20h22
  • Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 21h32

A ação faz parte do projeto de extensão vinculado ao ensino aprendizagem, onde os alunos praticam o que estudam

Os alunos de edificações das turmas de 2016 e 2018 são responsáveis pela criação da horta, que é feita com garrafas plásticas que seriam despejadas no meio ambiente. O projeto faz parte da disciplina de educação ambiental e sustentabilidade, que tem como principal objetivo despertar a consciência ecológica nos estudantes e adotar implantação da prática dos conhecimentos ambientais.

O Prof. Me. Luís Antônio Fonseca Teixeira, à frente do projeto, destacou a importância de projetos que envolvam os alunos, e de estratégias de manutenção dessas ações.

Sobre as hortas mandalas

Na horta mandala os canteiros estão dispostos em círculos e não em linhas retas. Conforme for projetado o caminho em sua volta, facilitará seu manejo, irrigação e colheita. Seus principais benefícios:
- melhor aproveitamento da água em sua irrigação;
- melhor aproveitamento de espaços de terra;

Construção e mudas
A construção teve início com a turma de edificações de 2016, com a instalação da horta. Na sua segunda etapa, com a turma de 2018, foram criadas as mudas, que são plantas medicinais e atenderão o campus e arredores.
O projeto servirá como unidade demonstrativa para futuras ações externas, que envolveram a comunidade na construção de mais hortas mandalas.