IFPA Campus Santarém promove os II Jogos Indígenas do Campus

• Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 02h20
  • Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 18h50

Nos dias 27 e 28 de Abril, o Instituto Federal do Pará campus Santarém (IFPA), realizou os II Jogos dos Povos Indígenas.

Coordenado pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros), a segunda edição do evento trouxe o tema "Jogos dos povos Indígenas: uma reflexão acerca dos nossos práticas cotidianas". Segundo uma das idealizadoras do evento, professora Josiene Carneiro, muitas práticas que temos hoje são herdadas dos povos indígenas e quando realiza-se eventos desse tipo, é uma forma de resgatar e fortalecer a cultura desses povos presentes principalmente na nossa região.

A abertura do evento ocorreu no dia 27, com a participação do Cacique Rosinaldo Maduro, da etnia Borari, o qual realizou um ritual e uma palestras sobre a cultura indígena. Durante o evento foi apresentado o documentário “Resistência Borari” que foi produzido pelos alunos do IFPA participantes do projeto de extensão “Luz, Câmera, Reflexão”. Ao fim da programação, alunos, servidores e convidados puderam apreciar a apresentação musical indígena e regional realizada pelas mulheres da Etnia.

A programação continuou durante a manhã do sábado (28), com a prática de atividades esportivas nas modalidades: Estilingue, corda, lança, futebol, corrida com tora, arco e fecha adaptado, dentre outras. Ao final das atividades foi servido um lanche inspirado na alimentação indígena.