IFPA CAMPUS SANTARÉM PARTICIPA DA SEMANA INDÍGENA EM ALTER-DO-CHÃO

• Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 01h09
  • Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 02h15

Em alusão ao dia do índio, o IFPA - Campus Santarém, por meio do Núcleo de estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), realizou durante o mês de abril várias atividades que buscaram levantar reflexão acerca dos povos indígenas da região do Baixo Tapajós.

Uma delas foi a participação de alunos e servidores na Semana dos Povos Indígenas, ocorrida no período de 16 a 20 de abril, na escola de educação indígena da etnia Borari Professor Antônio de Sousa, que é referência em educação na Vila de Alter do Chão.

O evento proporcionou uma programação variada, voltada para a valorização e o resgate da cultura dos povos indígenas, na qual os discentes puderam acompanhar palestras, rodas de conversa, fazer pintura corporal e oficinas de pinturas e grafismo em cuias.

Além de participar das atividades, os alunos do IFPA foram instigados por alguns docentes a produzirem fotos e vídeos sobre a semana, que culminaram na composição de documentário sobre a resistência da Etnia Borari, que foi exibido na abertura dos jogos indígenas do IFPA-Campus Santarém no dia 27 de Abril.

Sem dúvidas um evento de grande importância para nossa comunidade acadêmica, pois reforça a cultura e o intercâmbio de saberes, contribuindo para minorar preconceitos e estimular a valorização e respeito aos povos indígenas.

Os organizadores do projeto foram os professores Héden Costa, Josiene Carneiro e Mábia Aline Freitas.