Parcerias: Setor Hoteleiro e IFPA

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 12h00 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 13h20 | Acessos: 170
Convênios do IFPA para o Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer

Entre o final de 2022 e início de 2023, a Coordenação do Curso com os professores do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Santarém, estabeleceram duas importantes parcerias com setor hoteleiro do município de Santarém: Hotel London e Casa do Saulo Tapajós. O convênio firmado entre essas empresas trará uma importante contribuição para a formação dos discentes do IFPA- Campus Santarém, contribuindo com o desenvolvimento integral dos alunos no que tange à qualidade da prestação de serviços, operacionalização e comercialização dos Meios de Hospedagem.
O Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer abrange uma gama de possibilidades, desde recepção em Meios de Hospedagens, eventos, viagens, gastronomia, serviços de bares, restaurantes e similares (A&B), entretenimento e processos de interação entre visitantes e visitados. Além do curso técnico em hospedagem, também oferece o curso Técnico em Guia de Turismo. O curso técnico em Hospedagem visa formar Técnicos em Hospedagem, respeitando os pressupostos teórico-práticos que possibilitem as suas atuações nos meios de hospedagem, com competências e habilidades para desenvolver atividades relacionadas à recepção, governança, serviços de andares, reservas, eventos e alimentos e bebidas. O curso é ofertado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, com formação integrada ao Ensino Médio Técnico, cuja duração é de 3 anos.
Já o Curso Técnico em guia de Turismo na forma Subsequente, cuja duração é de 1 ano e meio, visa formar profissionais com habilidades administrativas e de planejamento quanto ao guiamento de pessoas aos destinos turísticos, preparando-os para atuarem na conservação e preservação do patrimônio natural e cultural, orientado pelo compromisso ético e socioambiental.

AÇÕES

Reunião com Jalber Amorim, Gerente da Casa do Saulo Tapajós, para estabelecimento de convênio, visando oportunizar espaços para estágios naquele empreendimento que é referência nacional e internacional. Estiveram presentes no encontro o Professor Adriano Araújo da Silva, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, a Professora do Eixo Kássia Suelen da Silva Farias e a Coordenadora do Curso de Hospedagem, Professora Carmem Lúcia Leal de Andrade.

Reunião com o Empresário, Sr. Antonio Rocha, (Proprietário) do Hotel London, a Senhora Emanuelle Santana, Gerente do empreendimento, e a Coordenadora do Curso de Hospedagem, Professora Carmem Lúcia Leal de Andrade, para firmar o Convênio, visando oportunizar aos estudantes do Curso Técnico em Hospedagem, espaços para estágios e práticas profissionais.

Apresentação dos primeiros estagiários à Equipe do Hotel London.

Reunião com as senhoras Ana da Silva Sousa, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Oeste do Pará - SINESHOPA, e Rosinete Rêgo dos Santos, Presidente do Sindicato dos Comerciários, para uma apresentação do IFPA Campus Santarém, visando uma aproximação com as instituições e a divulgação do Processo Seletivo para o Curso Técnico em Hospedagem.