Visita Técnica: Comunidade Maicá

Escrito por Emerson Moraes | Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 12h35 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h44 | Acessos: 887

Com o propósito de proporcionar situações reais de vivência e aprendizagem relacionadas ao conhecimento teórico-prático das disciplinas de Prática de Guiamento I, Gestão e Empreendedorismo Turístico e Empreendedorismo, as Professoras das disciplinas, Kassia Farias e Carmem Leal do IFPA Campus Santarém, conduziram os alunos das turmas 2022/1 do Curso técnico subsequente de Guia de Turismo e da turma 2021/1 do Curso técnico integrado de Hospedagem (Proeja), para uma visita técnica à Comunidade do Maicá (Turismo de Base Comunitária Encantos do Maicá), ocorrida no dia 19 de novembro.
O Bairro Pérola do Maicá (Turismo de Base Comunitária Encantos do Maicá) está localizada, aproximadamente, a 7 km do centro de Santarém. A Associação dos moradores do Bairro Pérola do Maicá (AMBAPEM) e Departamento Jovem têm desenvolvido, desde 2021, o projeto de “Turismo de Base Comunitária Encantos do Maicá”. O projeto envolve os moradores dos bairros de Uruará, Área verde, Maicá, Jaderlândia, Mararu e Urumanduba, que são bairros adjacentes ao Lago do Maicá, uma região de várzea, considerada o berçário de muitas espécies de peixes de Santarém. A comunidade tem uma dinâmica econômica voltada à pesca, à agricultura familiar e ao artesanato; e o projeto de turismo de base comunitária busca desenvolver a atividade turística como uma alternativa econômica, sustentável, protagonizada pela comunidade local para a promoção do desenvolvimento local e valorização dos recursos naturais e culturais existentes.

A visita técnica foi realizada durante a manhã de sábado. Na ocasião, alunos e professoras foram recebidos com um café da manhã, seguido de uma roda de conversa, ocasião em que foi apresentado o projeto "Encantos do Maicá - Turismo de Base Comunitária" pelos associados. Após o acolhimento, os alunos foram direcionados para conhecer a pequena produção agrícola de um dos associados, que desenvolve a cultura familiar com hortaliças e plantas medicinais. Seguindo a programação, foi realizado um breve passeio de catraia no Lago de Maicá, conduzido pelos pescadores membros da associação. Neste passeio pelo Lago do Maicá, foi possível conhecer os sambaquis, um sítio arqueológico recém encontrado em uma das encostas do lago. Ao final, os alunos puderam constatar a implementação de um projeto de turismo de base comunitária, realizado pela Associação e Departamento Jovem, em uma área de várzea importante para a dinâmica ambiental, social e econômica, bem próximo ao centro urbano de Santarém. Esse projeto constitui uma alternativa econômica direcionada para uma área que tem sido alvo de fortes pressões econômicas, dado a sua localização estratégica, como corredor do agronegócio.

Veja mais imagens da visita no Álbum Visita Técnica: Comunidade Maicá no Facebook do IFPA: