Programação Comemorativa do Dia Internacional da Mulher no IFPA/Santarém

Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 09h33 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 08h00 | Acessos: 230

Programação Comemorativa do Dia Internacional da Mulher no IFPA/Santarém

A equipe do Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade Sexual (NEGED) do IFPA – Campus Santarém convida a comunidade acadêmica, as mulheres e a sociedade santarena para a programação comemorativa do 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, que será realizada nos dias 08 e 09 de março de 2024 no Campus do IFPA Santarém.

O tema "8 de Março - Dia Internacional da Mulher" que tem como inspiração mulheres potentes que conquistaram seu lugar no mundo, que lutam e abrem caminhos em nossa cidade e além dela, reafirmando que “lugar de mulher é onde ela quiser” - título da mesa que abre o evento. Além disso, reunimos artistas de diversas expressões da cultura santarena com o objetivo celebrar as mulheres amazônidas e brasileiras num tributo que conta com a presença da Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho e com a Academia Santarena de Letras. De modo muito especial, o evento conta com a contribuição das discentes de Hospedagem promovendo o empoderamento feminino com o Espaço Beleza da Mulher e com uma oficina de artesanato com elementos naturais da Amazônia.

A organização da programação está sendo realizada pelo NEGED e conta com o apoio de estudantes da turma de Hospedagem, juntamente com a professora Adriana Lins e a Coordenação de Extensão do Campus.

Programação do Evento

08 de Março - Sexta

15h - Oficina de cartazes e estêncil feminista - Local: Área de convivência

16:15h - Recepção e credenciamento - Local: Auditório/IFPA

16:30h -19h - Mesa Redonda “Lugar de mulher é onde ela quiser” com Gilmara Bruce (Advogada), Priscila Castro (Cantora e Professora da UFOPA), Ivete Bastos (Trabalhadora rural e sindicalista/STTR), Margareth Maytapu (Coordenadora do CITA), Raiana Félix (Engenheira Civil egressa do IFPA), Livea Amazonas (criadora de conteúdo digital e comediante LGBTQIA+) e mediação da Prof.ª Ma. Nayara Feitosa (NEGED/IFPA) - Local: Auditório/IFPA

Tributo às Mulheres - Local: Auditório/IFPA

19h-19:30h - Sarau de poesia com Academia Santarena de Letras e convidadas

19:30h - Sorteios de brindes, cestas básicas e serviços

19:40h - Apresentação Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho

20h-20:30h - Coffee break - Local: Área de convivência

20:15h - 21:30h - Oficina de artesanato com elementos naturais da Amazônia por Regiane Cardoso (Artesã da Aldeia Amparador) – 25 vagas – Local: Sala de desenho técnico/2º piso - Os interessados devem se inscrever no link https://forms.gle/ood2Z63XdVk2FbVn6 (o formulário será fechado quando as vagas forem preenchidas)

20:15h - 21:30h - Espaço Beleza da Mulher - Local: Sala 10/2º piso

• Doação de cabelos para Casa Rosa
  • Maquiagem com Larissa de Souza
  • Penteado com Naiane Santos

09 de Março - Sábado

8h - 10:30h - Projeto “Luz, câmera, Reflexão” com exibição do filme “Que horas ela volta?” (Brasil, 2015, direção Ana Muylaert, 1’52’’) seguido de debate com as Profs.ª Elcivânia Barreto e Valéria Lopes (NEGED) - Local: Auditório/IFPA

10:45 - 12h - Palestra da Prof.ª Valéria Lopes (NEGED) sobre o combate ao assédio sexual e à violência de gênero na escola - Local: Auditório/IFPA

Para se inscrever no evento e receber a certificação de participação, deve ser preenchido o formulário através do link https://forms.gle/qj5qjFqtXEy1oLDX7, que estará disponível entre as 14h do dia 08 de março e as 13h do dia 09 de março, período de realização do evento.

Participem!!!