V Jornada Meninas na Ciência destaca participação do IFPA no estímulo à pesquisa feminina em diversas áreas

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 10h05 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 15h11 | Acessos: 151

No dia 20 e 21 de fevereiro, o Campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) sediou a V Jornada Meninas na Ciência. O evento, que já se tornou uma tradição, tem como objetivo reunir jovens cientistas do sexo feminino envolvidas em projetos de pesquisa nos mais variados municípios do estado do Pará, desde o Ensino Médio até a graduação, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Um dos destaques desta edição foi a presença do Campus Santarém, representado pela estudante Alissa Juliana Mota da Costa, do curso de Bacharelado em Agronomia. Alissa apresentou o trabalho "Aplicação Web para Dimensionamento de Piquetes para Pastejo Rotacionado", desenvolvido sob orientação do professor Dr. Raimundo Sátiro. Em sua participação, Alissa expressou sua gratidão pela oportunidade de integrar um evento tão inspirador e enriquecedor. Ela destacou a importância de um espaço que valoriza e dá voz às meninas e mulheres cientistas, permitindo que compartilhem seus desafios e conquistas.

A presença do IFPA na V Jornada Meninas na Ciência não apenas promoveu a divulgação da pesquisa científica realizada no Campus, mas também fortaleceu o papel da mulher cientista em diversas áreas de atuação. A participação da estudante Alissa e do professor orientador Dr. Raimundo Sátiro foi fundamental para enriquecer as discussões e incentivar outras meninas a seguirem carreiras científicas.

O IFPA parabeniza Alissa Juliana Mota da Costa, o professor Raimundo Sátiro e todos os envolvidos na organização e participação deste importante evento, que contribui significativamente para a promoção da igualdade de gênero na ciência e para o estímulo à pesquisa feminina em todas as áreas do conhecimento.