Turismo e território: a importância do Lago do Maicá para Santarém

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 12h50 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 12h50 | Acessos: 459
Turismo e território: a importância do Lago do Maicá para Santarém

No dia 26 de junho, Santarém sediará um evento de grande relevância para o turismo local. O encontro intitulado "Turismo e território: a importância do Lago do Maicá para Santarém" está sendo organizado pelos alunos do curso técnico em guia de turismo (2022/1) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

O evento faz parte da execução do projeto integrador, que tem como objetivo promover um debate sobre a importância ambiental e sociocultural do Lago do Maicá, bem como sua contribuição para o desenvolvimento do turismo na região. A iniciativa conta com a orientação da Professora Kassia Suelen da Silva Farias e está inserida no projeto de extensão intitulado "A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM TURISMO NO IFPA: Desafios e oportunidades na Amazônia paraense".

A programação do evento terá início às 17h30min com a exposição dos produtos produzidos pelas comunidades do Lago do Maicá. Essa exposição tem o intuito de destacar a rica cultura local e suas produções artesanais, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva na realidade da região.

A partir das 18h40min, terá início a palestra principal com o tema "Turismo e território: a importância do Lago do Maicá para Santarém". A palestra contará com a participação da Profª Drª Sandra Maria Sousa da Silva, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a representante da AMBAPEM (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PÉROLA DO MAICÁ) Valdecir Oliveira e William Victor Costa Teixeira da Silva, coordenador do Projeto "Encantos do Maicá".

Os palestrantes irão abordar os aspectos ambientais, culturais e econômicos relacionados ao Lago do Maicá, ressaltando sua relevância para o turismo local e discutindo as oportunidades e desafios enfrentados na região amazônica.

Para encerrar o evento com chave de ouro, está programada uma apresentação musical de uma roda de carimbó, das 20h às 20h30min. O carimbó é um ritmo tradicional da região norte do Brasil, conhecido por sua animação e envolvimento com a cultura local. Essa apresentação visa valorizar a música e dança típicas da região, proporcionando um momento de descontração e confraternização entre os participantes.

O evento "Turismo e território: a importância do Lago do Maicá para Santarém" promete ser uma oportunidade única para a comunidade local, estudantes e profissionais ligados ao turismo, além de todos aqueles interessados em conhecer mais sobre o potencial turístico e a riqueza cultural da região. Através do debate e das experiências compartilhadas, espera-se que o evento contribua para a conscientização sobre a preservação do Lago do Maicá e o desenvolvimento sustentável do turismo em Santarém e na Amazônia paraense.

Faça sua inscrição para garantir sua participação no evento, e receber sua certificação como participante!!!

Acesse: https://www.even3.com.br/turismo-e-territorio-a-importancia-do-lago-do-maica-para-santarem/