III Puxirum e V Representação dos Jogos Indígenas

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 17h08 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 17h08 | Acessos: 303
III Puxirum e V Representação dos Jogos Indígenas: Território, identidade e resistência: trilhando os caminhos para uma educação emancipadora

No período de 26 de abril à 29 de abril de 2023, a Rede de Estudos Afrobrasileiros, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas e Grupos Correlatos do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizará o III Puxirum da Semana Nacional dos Povos Indígenas, evento que tem como objetivo promover uma ampla discussão sobre temas relevantes acerca da questão indígena, construindo um espaço de apresentações de autores que são referência na área, assim como na divulgação trabalhos acadêmicos de pesquisadores da região amazônica.
O evento ocorrerá no IFPA Campus Santarém.

Sob o tema “Território, identidade e resistência: trilhando os caminhos para uma educação emancipadora’’ almeja-se vislumbrar o cenário de ataques aos direitos dos povos indígenas, e por conseguinte dar visibilidade às estratégias de resistência na luta por autonomia nos territórios étnicos.

O evento receberá a submissão de Resumo Simples para apresentação na modalidade de Comunicação oral ou Pôster, entre 07/04/2023 à 22/04/2023, que deverão ser inscritos em um dos seguintes Grupos de Trabalhos:

GT 01: Indígenas, indigenismo e a reescrita da história: territorialidade e pertencimento étnico;
GT 02: Discursos, epistemologia e novos paradigmas sobre os povos indígenas;
GT 03: Educação Escolar Indígena: Interseccionalidades e decolonialidade.

Para fazer sua inscrição e ter acesso aos documentos de submissão, acesse https://www.even3.com.br/iii-puxirum/