Discentes do IFPA - Campus Santarém recebem medalha de ouro na 35ª Jornada de Foguetes

Escrito por Emerson Moraes | Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 14h39 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h44 | Acessos: 567

O IFPA Campus de Santarém tem a honra de anunciar que os ilustres discentes Nicole Pinheiro, Hemmily Santos, João Brasil e o alumni Enderson Mendes, sob competente e qualificada orientação e supervisão da eminente cientista Professora Ma. Graciana dos Santos de Sousa e do Servidor Senhor Asael Ribeiro Pinto, foram laureados com medalhas de ouro no âmbito da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes-edição 2022 sediada na cidade de Barra do Piraí - Rio de Janeiro, promovida pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira). Congratulamo-nos com os campeões de olimpíada científica por mais uma relevante, importante e magnífica conquista científica obtida pelo IFPA Campus de Santarém.
Anualmente, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) promove dois eventos educacionais voltados para alunos de todo o Ensino Fundamental e Médio: a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e a MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes.
Os discentes do IFPA Campus Santarém participaram da 16ª MOBFOG e conseguiram excelentes alcances de lançamentos dos seus foguetes.

Por essa razão, foram convidados a participar da 35ª JORNADA DE FOGUETES, evento que ocorreu entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2022 em Barra do Piraí – RJ.

Participaram do Evento os estudantes: Hemmily Fonseca dos Santos, João Carlos Brasil dos Santos e Nicole Oliveira Pinheiro, além dos Orientadores Graciana dos Santos de Sousa (Professora de Física) e Asael Ribeiro Pinto (Professor de Química).
O objetivo do projeto foi estimular o interesse e aprimoramento dos estudantes do IFPA e da comunidade estudantil do Baixo Amazonas, pela Ciência e Tecnologia, para que mais tarde sejam bons profissionais, e que possam assistir às demais gerações alcançarem seus sonhos.
A equipe do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Santarém, foi contemplada com a medalha de ouro e troféu de Campeã, por atingir a faixa de alcance horizontal desejada, segundo as regras do evento, e por apresentar um dos 9 (nove) melhores trabalhos, dentre os 70 (setenta) que foram selecionados para participar do evento.
Em agradecimentos, reconhecemos a boa vontade, em colaborar com o projeto, das professoras Kássia Suelen da Silva Farias, Cecília Bezerra Carvalho e do aluno de Engenharia Civil, Enderson Romão Dias Mendes.
Como forma de reconhecimento dessa conquista, ao retornarem ao município de Santarém – PA no dia 12/12/2022, os discentes e docentes foram convidados a participar de solenidade da câmara de vereadores de Santarém, onde receberam Moção de Aplausos, medalhas e certificados de honrarias dos parlamentares presentes na casa.

O IFPA Campus Santarém, muito bem representado, mostrou novamente seu potencial científico e técnológico em evento de grande proporção e relevância, tornando a instituição referência na região do Baixo Amazonas.

Para ver mais fotos, acesse o Álbum Discentes recebem medalha de ouro na 35ª Jornada de Foguetes no Facebook