NEL

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 20h01 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 20h06 | Acessos: 4258
Núcleo de Esporte e Lazer

Trata-se de um Núcleo de Esportes e Lazer em que tem como responsabilidade organizar e coordenar atividades que envolvam o esporte dentro da instituição assim como as práticas de lazer que possam ser executadas no ambiente interno ou externo. Ao Nel cabe ainda a responsabilidade de disponibilizar horários para utilização do ginásio poliesportivo do campus organizando os métodos para utilização do mesmo. Algumas das solicitações externas ao campus Santarém devem ser previamente analisadas por este setor, tais como: solicitação de material esportivo, tatames, colchonetes, reserva de quadra e do campo do voleibol de areia. É por meio deste núcleo que se dá a organização das atividades internas que envolvam o esporte e o lazer com o intuito de possibilitar ao aluno e ao servidor o acesso a esses serviços. Cabe ao Nel a estruturação de projetos que envolvam os esportes de Handebol, Basquetebol, Atletismo, Voleibol e Futsal ofertando para os alunos atividades extra classes no intuito de contribuir para seu desenvolvimento humano. Cabe ao Nel guardar e manter em estado de conservação todo material relacionado a Educação Física, assim como fazer solicitações de materiais que por ventura venha a precisar para contribuir para as aulas e treinamentos disponibilizados neste campus. É possível fazer parcerias com outras instituições através de solicitações, como já acontece com a UFOPA em que o time de Handebol treina nas dependências do IFPA do referido campus. Uma das atribuições do Nel é disponibilizar uma política da prática esportiva e do lazer para o aluno regulamente matriculado, assim como para os servidores do campus, com o intuito d contribuir para o desenvolvimento físico, mental e social.
Dessa forma o núcleo surge no intuito de contribuir com  a política da Educação Física do campus assim como auxiliar nos projetos desenvolvidos que tem como base didática o esporte e o lazer.  Assim, torna-se possível  o alcançar objetivos iniciais destinados a preparação física de alunos na prática esportiva, permitindo encontrar os caminhos alternativos para uma preparação não apenas educacional de qualidade, como também física e mental, tornando os educandos cidadãos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se socializarem de forma libertadora e autônoma.
O esporte na escola é de suma importância para que melhor socialize o educando e o conduza à formação de valores e atitudes desenvolvendo-o à cidadania como prática libertadora e igualitária. O esporte pressupõe um fator de competitividade que conduz o desportista a lutar e a se esforçar por vencer diversas dificuldades frente a um adversário que normalmente é outro desportista, mas, o principal objeto de luta é vencer a própria natureza ou enfrentar a sorte.
Na sociedade, o esporte é importante por refletir-se na preocupação dos governantes em torná-lo obrigatório onde quer que a sua ação se faça sentir, principalmente na educação escolar desde a educação infantil, para que melhor socialize o educando e o conduza ao melhor desenvolvimento da aprendizagem.
Mas, esta obrigatoriedade não é valorizada e, no entanto as instituições educacionais em sua maioria não oferecem condições físicas e materiais para estas práticas de esportes.
As práticas de esportes são trabalhadas nas escolas nas aulas de Educação Física, onde este conteúdo possui um ordenamento detalhado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional nº 9394/96 que no seu Artigo 26 § 3º explicita que: “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. E o NEL aparece com uma política no campus para fortalecer as atividades desenvolvidas e promovidas com essa perspectiva, tendo o papel de formação integral do educando e esta formação poderá ser realizada através de esportes como: preparação do corpo para o mundo do trabalho; formação de atletas; terapia psicomotora; reconhecimento de espaço e tempo; lazer e até como instrumento de disciplinarização e interdição do corpo.

O NEL é composto por:

Coordenador : Paulo Roberto Ricarte Pereira