Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h19 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 18h40 | Acessos: 369

O Diretor Geral do Campus Santarém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Damião Pedro Meira Filho, no dia de 16 de novembro de 2017, tornou público o primeiro  edital de processo seletivo para 40 (quarenta) vagas em curso superior, o curso em Bacharelado em Engenharia Civil, ofertado pelo IFPA Campus Santarém, com ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2018.

Acesse o EDITAL CLICANDO AQUI

Acesse o PPC Do Curso Clicando AQUI

A engenharia civil é o ramo da engenharia que engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.

Desde o início da história, os humanos passaram a construir seus próprios abrigos utilizando os elementos naturais ao seu redor. Posteriormente, as estruturas adquiriram características cada vez mais complexas, reflexo do desenvolvimento das técnicas. Passou-se então, a utilizar conhecimentos científicos nesta área, de forma que as dimensões, a resistência e outros atributos de uma determinada obra podiam ser estimados. Novos materiais passaram a ser utilizados, sobretudo ferro e cimento, que possibilitaram o surgimento das grandes estruturas que hoje compõem o cenário do mundo moderno.

Desta forma, a formação de um engenheiro civil é fortemente ligada às ciências exatas. Contudo, um bom profissional deve conter muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação e de análise racional dos fatos, além de seguir um código de ética, visto que suas obras influenciam significativamente em todos os segmentos da sociedade. Dada a vasta abrangência, a engenharia civil divide-se em vários campos específicos, desde geotecnia, mapeamento, transportes, construção e estrutural, dentre muitas outras.

A designação "engenharia civil" foi inicialmente utilizada por oposição à de "engenharia militar".

Designava assim, toda a engenharia não militar. Com o passar do tempo e na maioria dos países, o termo passou a ser utilizado num âmbito mais restrito, referindo-se apenas ao ramo da construção, os outros ramos da engenharia a receberem designações distintas (ex., industrial, agrícola, posteriormente outras).

É com imensa satisfação que o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, Campus Santarém, oferta este curso totalmente gratuito para continuar a contribuir com o crescimento da região e da comunidade local.

O Curso Conta com uma equipe competente de mestres e doutores, capacitadas em oferecer aos alunos a qualidade na formação que é característica do IFPA.

O curso tem como coordenador o Professor e Mestre JOSÉ AUGUSTO VIEIRA DOS SANTOS.

Fique por dentro do Projeto Político Pedagógico Clicando AQUI.

Fim do conteúdo da página