Técnico em Agropecuária

• Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 19h30
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 11h17

O que é a área de Agropecuária?

agropecuária é a junção de duas atividades: agricultura (cultivo de plantas), e pecuária (criação de animais), seja para consumo humano ou para fornecimento de matérias-primas para a indústria alimentícia, de medicamentos, cosmética, têxtil e de biocombustíveis, entre outras.

A Agropecuária é a área que trabalha com pesquisa na preparação de solo e adubação das plantas e legumes, em que é usada a técnica de extração cultural para manutenção, produção e colheita para alimentação animal e vegetal.

O que faz um profissional de Agropecuária?

Planejar, executar, acompanhar e fiscalizar projetos agropecuários, administrar propriedades rurais, realizar levantamentos topográficos, elaborar e monitorar programas preventivos de sanitização da produção animal, vegetal e agroindustrial e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa são algumas das responsabilidades do profissional formado em Agropecuária.

Tipos de curso:

No Brasil, há cursos de agropecuária de nível técnico (ensino médio), superior(tecnológico) e de pós-graduação lato-sensu (especialização). Há ainda uma série de cursos de especialização em diversos setores da agricultura, pecuária e agronegócio.

Curso Técnico em Agropecuária no IFPA Campus Santarém

Desde 2017, o IFPA oferece o curso na modalidade integrada. É estudado conhecimentos gerais, nas áreas exatas e humanas, e especificas do curso como a nutrição mineral de plantas, zootecnia, jardinagem, irrigação e drenagem.

Um projeto é desenvolvido dentro da Instituição chamado de AQUAPONIA  (processo da liberação dos resíduos das plantas sem o uso de agrotóxicos que alimentam um reservatório de peixes).

Coordenador do Curso:

Professor Me. Adriano Araújo da Silva

Lates

Ações do Curso

As atividades desempenhadas pelos curso podem ser acessadas em nossas redes sociais e em nosso site:

Artigos contendo as ações do curso:

Artigos publicados:

Redes Sociais: YOUTUBE

Quais habilidades é preciso ter?

Para seguir uma carreira no campo e ser um Técnico em Agropecuária, o aluno precisa gostar do contato com a natureza, trabalhar ao ar livre é uma característica importante, assim como empreendedorismo, interesse pelo meio ambiente, habilidade para lidar com máquinas e equipamentos agrícolas, capacidade de análise e planejamento, boa comunicação, atenção aos detalhes, flexibilidade e liderança, entre outras.

Que matérias podem compor a grade do curso?

• Carga horária: 3.311
  • Prazos de Conclusão: Mínimo de 3 anos, e máximo de 5 anos
  • Turno: Matutino e Vespertino

Para saber mais sobre a grade curricular do curso, acesse o PPC (Plano Político e Pedagógico do curso) clicando aqui:

Quais as atividades desempenhadas por esse profissional?

Entre as principais atividades do profissional técnico de agropecuária, podemos citar:

• Empreendimento e administração de negócios rurais.
  • Produção de alimentos.
  • Controle de qualidade de produtos em propriedades rurais e agroindustriais.
  • Assessoria técnica ao agricultor.
  • Assessoria em projetos de pesquisa de sistemas de produção agropecuária e agroindustrial.
  • Supervisão do manejo de matérias primas e processos de produção agropecuários e industriais.
  • Operação de projetos agropecuários e industriais
  • Acompanhamento e fiscalização de projetos agropecuários e agroindustriais.
  • Elaboração, aplicação e monitoramento de programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial.
  • Fiscalização de produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial.
  • Medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais.
  • Atuação em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Como está o mercado de trabalho para essa profissão?

O agronegócio é responsável por mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e estudos do Ministério da Agricultura apontam um aumento da produtividade nas zonas rurais do país até, pelo menos, 2022. Esse crescimento demanda uma grande quantidade de profissionais qualificados que possam atuar na produção, gestão, processamento e distribuição de produtos agropecuários. Com isso, podemos afirmar que o mercado de trabalho para o profissional técnico da agropecuária é favorável.

Onde o Técnico em Agropecuária pode atuar?

O profissional de agropecuária tem várias oportunidades de carreira, podendo atuar em:

• Institutos de pesquisa
  • Propriedades rurais
  • Órgãos governamentais
  • Empresas comerciais
  • Estabelecimentos agroindustriais
  • Empresas de produção e assistência técnica de maquinário e tecnologias para produção agropecuária
  • Parques e reservas naturais

Qual a média salarial inicial para esse profissional?

Segundo pesquisa salarial do site de empregos Catho em 2016, um técnico em agropecuária tem ganho médio nacional inicial de R$ 1.764,70.  Já concursos públicos para profissionais de nível técnico, como por exemplo Agente de Atividades Agropecuárias e Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (AISIPOA), oferecem salários iniciais de R$ 5.850,79, segundo pesquisa de 2014.