Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

ECOPONTO para recolhimento de pilhas

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 11h51 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 11h53 | Acessos: 247
imagem sem descrição.

Biblioteca Tapajós Implementa ECOPONTO para Recolhimento de Pilhas Usadas

 

De acordo com dados da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) de 2021, o Brasil consome anualmente mais de 800 milhões de pilhas, porém apenas uma pequena fração, cerca de 5% desse total, recebe um descarte adequado. Essa realidade coloca em evidência a importância de ações responsáveis para o destino correto desses resíduos, compostos por diversos metais pesados nocivos ao meio ambiente.
Em resposta a essa necessidade, a Biblioteca Tapajós do IFPA Campus Santarém implementou um ECOPONTO dedicado exclusivamente ao recolhimento de pilhas usadas. Essa iniciativa visa não apenas recolher, mas também enviar esses materiais para uma destinação correta, alinhando-se com um dos indicadores do Plano de Logística Sustentável do Campus, que enfatiza a importância da "Coleta Seletiva e Reciclagem", em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente do Campus.
A logística completa, desde o recolhimento até o transporte desses materiais, é viabilizada por meio de parcerias com empresas beneficiadas pela logística reversa. Esse sistema de parcerias não apenas facilita o processo, mas também contribui para uma cadeia de reciclagem mais eficiente e sustentável.
Apesar de o Brasil ser reconhecido internacionalmente por sua legislação avançada voltada para o gerenciamento de resíduos sólidos, é evidente que ainda há muito a ser feito. Nesse contexto, a Biblioteca Tapajós assume o compromisso de difundir conhecimento e boas práticas, engajando a comunidade acadêmica e a população em geral nessa causa.


Junte-se a Nós! Faça sua parte na preservação do meio ambiente. Traga suas pilhas usadas para o ECOPONTO da Biblioteca Tapajós e contribua para um futuro mais sustentável para todos nós. Sua ação faz a diferença!
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 8h às 12h.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->