Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Escrito por Emerson Moraes | Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 07h00 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 15h53 | Acessos: 6176
imagem sem descrição.

No dia 16 de novembro de 2017, o Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Santarém, Professor Dr. Damião Pedro Meira Filho, tornou público o primeiro edital de processo seletivo para o preenchimento de 40 (quarenta) vagas do curso superior em Engenharia Civil, cujos discentes ingressos tiveram início das aulas no 1º semestre do ano letivo de 2018.

A engenharia civil é o ramo da engenharia que se concentra no planejamento, projeto, construção e manutenção de estruturas e infraestruturas físicas, como edifícios, pontes, estradas, sistemas de abastecimento de água e esgoto, barragens, portos, aeroportos, entre outros.
Os engenheiros civis utilizam princípios da física, matemática e ciência dos materiais para projetar estruturas e sistemas que sejam seguros, eficientes e sustentáveis. Eles trabalham em estreita colaboração com arquitetos, contratantes, governos e outras partes interessadas para garantir que as estruturas sejam projetadas e construídas de acordo com os padrões de segurança e qualidade.
Além do projeto e construção de novas estruturas, os engenheiros civis também são responsáveis pela inspeção, manutenção e reparo de estruturas existentes. Eles trabalham para garantir que as estruturas estejam em boas condições de funcionamento e que possam atender às necessidades das comunidades em que estão localizadas.

O curso de Engenharia Civil do IFPA Campus Santarém é presencial, na modalidade Bacharelado, com duração de 05 anos, onde, todos os anos, são ofertadas 40 (quarenta) vagas.

Para se tornar um engenheiro civil, é necessário ter formação em nível superior em Engenharia Civil, que é um curso de graduação com duração média de cinco anos. Durante o curso, os alunos estudam matérias como matemática, física, química, geologia, hidráulica, mecânica dos solos, estruturas, materiais de construção, entre outras. Os estudantes também têm a oportunidade de participar de projetos e atividades práticas, como projetos de construção, experimentos em laboratórios e visitas a obras em andamento.

Após a conclusão do curso de graduação, é comum que os engenheiros civis busquem especializações em áreas específicas da engenharia civil, como estruturas, geotecnia, hidráulica, transporte, construção civil, entre outras. Além da formação acadêmica, é necessário que os engenheiros civis estejam registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poderem exercer a profissão. O registro é obrigatório e garante que o profissional atenda aos requisitos legais para exercer a profissão.

O mercado de trabalho para engenheiros civis é amplo e diversificado, com oportunidades em diversos setores da economia, como construção civil, infraestrutura, consultoria, projetos, indústria, entre outros. No setor da construção civil, os engenheiros civis trabalham em empresas de construção e empreiteiras, atuando na supervisão e coordenação de projetos de construção de edifícios residenciais, comerciais e industriais. Também podem trabalhar em empresas de incorporação imobiliária, que projetam e constroem imóveis para venda.

Na área de infraestrutura, os engenheiros civis podem trabalhar em projetos de grande porte, como rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, sistemas de abastecimento de água e esgoto, entre outros. Esses projetos são realizados em parceria com o setor público e privado e exigem conhecimentos específicos em planejamento e gerenciamento de projetos.

Na área de consultoria, os engenheiros civis podem prestar serviços de avaliação de projetos, estudos de viabilidade, análise de riscos, entre outros serviços. Também podem atuar na área de perícias, realizando avaliações técnicas de edifícios e estruturas para fins judiciais. O mercado de trabalho para engenheiros civis é bastante promissor, principalmente em função do crescimento da construção civil e da demanda por projetos de infraestrutura. A especialização em áreas específicas da engenharia civil também pode aumentar as oportunidades de trabalho e melhorar o salário do profissional.

A engenharia civil oferece diversas áreas de atuação, algumas das principais são:

Construção civil: atuação em projetos e obras de edifícios residenciais, comerciais e industriais;

Infraestrutura: atuação em projetos e obras de sistemas de transporte, como rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, além de sistemas de abastecimento de água e esgoto, energia e telecomunicações;

Geotecnia: atuação em projetos e obras de fundações, contenções, estabilidade de taludes, barragens, túneis, entre outros;

Hidráulica e recursos hídricos: atuação em projetos e obras de sistemas de abastecimento de água, drenagem urbana, tratamento de esgoto, irrigação, entre outros;

Estruturas: atuação em projetos e obras de pontes, viadutos, torres, edifícios de grande porte, entre outros;

Gerenciamento de projetos: atuação na coordenação e gerenciamento de projetos de construção civil e infraestrutura, desde a concepção até a entrega da obra; e

Perícia técnica: atuação em avaliação técnica de edifícios e estruturas para fins judiciais, análise de patologias e definição de soluções técnicas para reparos e reforços.

Essas são apenas algumas das áreas de atuação na engenharia civil. O profissional também pode atuar em áreas de pesquisa e desenvolvimento, docência e consultoria técnica.

O egresso formado pelo Curso Bacharelado em Engenharia Civil, será diplomado como Engenheiro Civil, e para a atuação profissional o mesmo deverá ingressar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). O Bacharel em Engenharia Civil ou Engenheiro Civil atua, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). A Resolução CNE/CES Nº 02, de 24 de abril de 2019 estabelece no seu art. 3 que o perfil do egresso do curso de graduação em Engenharia deve compreender, entre outras, as seguintes características:

I - ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;

II - estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;

III - ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;

IV - adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;

V - considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

VI - atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável (BRASIL, 2019).

Em sua atividade, acompanhará o desenvolvimento de obras de edificações e infraestruturas, elaborará orçamentos, garantirá a padronização, realizando a mensuração e o controle de qualidade. Acompanhará equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executará desenho técnico e se responsabilizará por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordenará e supervisionará equipes de trabalho, também poderá realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico econômica; executa e fiscalizar obras e serviços técnicos; efetuará vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considerará a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.

 

COORDENAÇÃO

A coordenação do curso realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, no horário de 16:00 às 20:00 horas. O e-mail da coordenação é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Coordenador do Curso
Professor Me. João Carlos de Melo Junior

Para maiores informações, acesse nosso MENU:

Fim do conteúdo da página
-->