Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

II SEMANA DE FÍSICA DO IFPA - CAMPUS SANTARÉM

Escrito por Emerson Moraes | Publicado: Quarta, 28 de Dezembro de 2022, 12h08 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h42 | Acessos: 596
imagem sem descrição.

SEMANA DE FÍSICA DO IFPA SANTARÉM foi coordenada pela Profª. Ma. Luisa Helena Silva de Sousa junto com a equipe executora, que foram Prof. Dr. Damião Pedro Meira Filho - IFPA, Prof. Dr. Pedro Henrique Ribeiro da Silva Moraes - UFABC, Prof. Me. Antônio Paulo Bentes Figueira - IFPA, Prof. Me. Emerson Ricardo de Moraes – IFPA e Téc. Audiovisual Valdinei Matos - IFPA e teve como intuito agregar estudantes do ensino médio, licenciatura em física ou licenciatura em ciências exatas, bem como, professores do Ensino Médio de Ciências Exatas (física, química ou matemática), pesquisadores das áreas de ensino de física ou ensino de astronomia, ou de ensino de ciências em geral, do Pará. O Projeto foi realizado no período de 08 a 10 de dezembro de 2022, em formato híbrido, constando de ministração de minicurso, palestra online e apresentação de trabalhos. O objetivo desta ação foi o de criar um espaço para estudo, reflexão, troca de experiências, intercâmbio de pesquisas, debates e outras interações dialógicas que visem analisar o contexto educacional contemporâneo, oportunizando ao estudante um olhar interdisciplinar entre a física, a área de formação técnica e o cotidiano.

Da Programação

O Minicurso - Introdução a Relatividade Especial de Einstein, ocorreu em 08 dez 2022 com Carga Horária de 8 horas, ministrado pelo Prof. Dr. Damião Meira e contou com a participação de discentes do ensino médio técnico do IFPA, discentes do mestrado profissional em ensino de física da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), bem como, professores de Física da rede estadual de ensino.

A Palestra intitulada - "A linha do tempo do Universo", ocorreu de forma virtual, em 09 dez 2022, sendo transmitida ao vivo no canal oficial do IFPA Campus Santarém no YouTube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=hoXT6kT_2_0. O palestrante convidado é o Prof. Dr. Pedro Henrique Ribeiro da Silva Moraes, graduado em Bacharelado em Física pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre e Doutor em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Pós-doutorado na Università degli Studi di Napoli Federico II (UNINA), Itália, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e na Universidade de São Paulo (USP) e atua como Professor na Universidade Federal do ABC, nas áreas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação. A palestra foi mediada pelos professores Dr. Damião Pedro Meira Filho, Físico, e Me. Luisa Helena Silva de Sousa, Física.

Em 10 dez 2022, culminância do Projeto II Semana de Física, iniciou com um Café da manhã, momento importante de congraçamento entre discentes, docentes, familiares e comunidade em geral. Posteriormente, ocorreu a apresentação de trabalhos pelos discentes do ensino médio técnico do IFPA Campus Santarém, a saber, Curso Técnico em Agropecuária, Edificações e Informática, orientados pela docente Luisa Helena S. de Sousa, no âmbito das disciplinas Física II e III. Ao todo 32 títulos, avaliados pelos professores de Física - Ezequias de Souza Ferraz Júnior e Marcos Paulo Rodrigues Araújo. Os trabalhos melhor avaliados foram premiados com livros e troféu. A diversidade de títulos apresentados durante o encerramento do evento abrilhantara o projeto.

Quanto aos registros fotográficos, tenha acesso ao Álbum do evento: "II SEMANA DE FÍSICA DO IFPA - CAMPUS SANTARÉM", clicando no botão