Encerramento do II Encontro de Egressos do IFPA 2022

Escrito por Emerson Moraes | Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 15h51 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h43 | Acessos: 387

Na 2ª edição do "Egress@s do IFPA 2022", com o tema: "Reencontros, Trilhas e Conexões Profissionais", o evento teve como objetivo promover e difundir ações institucionais e em rede de atendimento aos egressos e egressas do IFPA no contexto pós-pandêmico, por meio da oferta de atividades como: palestras, oficinas, rodas de conversa, mesas redonda e fóruns com Conselhos e Associações Profissionais entre outras, de modo a fortalecer o vínculo e valorizar o potencial estratégico dos egressos para a melhoria da educação profissional pública e de qualidade. O evento ocorreu entre os dias 12 e 17 de dezembro em todo o IFPA.
No Campus Santarém, as ações aconteceram no dia 15 de dezembro, onde ocorreu um encontro presencial e dois de forma remota.
O primeiro evento foi: Roda de Conversa - Experiências, trajetórias e perspectivas profissionais, que foi conduzido pela Professora Carmem Lúcia Leal de Andrade. A roda de conversa ocorreu no Auditório do Campus, e sua abertura foi realizada pela Professora Aldilene Lima Coelho, Coordenadora do Observatório do Mundo do Trabalho (OMT).
Com a Roda de Conversa: Experiências, trajetórias e perspectivas, coordenada pela Professora Carmem Lúcia Leal de Andrade, os participante, egressos dos cursos de Saneamento, de Agropecuária e de Informática, Francisco de Assis Moraes Furtado, Jheíza Nogueira Sousa Bentes, Marco Antônio Repolho Lucas, Thiago Pereira do Carmo e Padre Valdson Nunes da Silva apresentaram um pouco de suas experiências profissionais, a partir de seus percursos formativos no IFPA.
Francisco Furtado, Técnico em Saneamento pelo IFPA, Bacharel em Ciências e Tecnologia das Águas e em Gestão Ambiental pela UFOPA, atua como gestor de contratos de uma empresa prestadora de serviços para a COSANPA nas cidades da região Oeste do Pará.
Jheíza Bentes, Técnica em Meio Ambiente - EETEPA e em Saneamento pelo IFPA, estagiou na COSANPA e atua como diretora financeira da Empresa Júnior de Saneamento da UFOPA, é bolsista de iniciação científica como aluna do BICTA/ICTA-UFOPA e voluntária de um projeto desenvolvido pela COSANPA, na cidade de Monte Alegre.
Marco Antônio Repolho, depois de trabalhar na ADEPARÁ, foi aprovado em primeiro lugar no concurso da Prefeitura Municipal de Santarém para a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP), onde atua como Técnico em Agropecuária.
Thiago Pereira do Carmo, depois de uma experiência em Manaus e de sua trajetória na UNIMED Oeste do Pará, atua como Técnico Regional de TI do Banco Cooperativo SICREDI. Está concluindo o curso de Sistemas da Informação na ULBRA.
Pe Valdson Nunes da Silva, atua como Assessor Eclesiástico da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Santarém e, depois de atuar como Pároco de Mojuí dos Campos, foi designado para assumir no próximo dia 10 de janeiro de 2023, a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde em Alter do Chão.
Todos foram unânimes em afirmar que a formação no IFPA foi um divisor de águas em suas vidas pessoal e profissional. Que desde a finalização dos cursos, a lembrança dos ensinamentos repassados pelos docentes é recorrente. E que sentem muito orgulho em ter sido IFPA.
Em seguida foi apresentado os vídeos das egressas do curso de Saneamento:
Ana Paula Ferreira de Sousa, Técnica em Saneamento pelo IFPA - Campus Santarém, estagiou na COSANPA e atuou na Empresa Júnior de Saneamento da UFOPA. É Bacharel em Ciências e Tecnologia das Águas pela UFOPA, onde atualmente cursa Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi aprovada no concurso para Técnico em Saneamento da COSANPA, aguardando nomeação.
Rita de Cássia Andrade da Silva, Técnica em Saneamento pelo IFPA - Campus Santarém, Bacharel em Ciências e Tecnologia das Águas pela UFOPA, Engenheira Sanitarista e Ambiental. Pós-graduanda em Saneamento e Geoprocessamento. Atualmente está trabalhando numa empresa de Saneamento.

Quanto aos registros fotográficos do evento, tenha acesso ao Álbum do evento: "Encerramento do II Encontro de Egressos do IFPA 2022", clicando no botão .

O segundo evento ocorreu de forma remota: Mesa redonda on-line - A Relevância da Pós-Graduação para o exercício profissional docente e foi conduzido pela Professora Paloma Siebert com a participação de alunos da Pós. A mesa redonda está disponível em nosso Canal no YouTube.

O terceiro evento também ocorreu de forma remota: Palestra - O conhecimento matemático na educação Profissional: Um olhar sob o perfil de formação do Egresso, ministrada pela Professora Verônica Santos. A Palestra está disponível em nosso Canal no YouTube.