Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Processo Seletivo Especial para Graduação - 2023

  • Escrito por Emerson Moraes
  • Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 17h24
  • Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2022, 17h34

 

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) lançou o Edital do Processo Seletivo Especial 2023 (PROSEL ESP IFPA 2023), destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas nos cursos presenciais de graduação, em regime especial. A ação é resultado de um convênio celebrado entre o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). São 320 vagas distribuídas em sete municípios do Pará.

Os candidatos podem escolher entre os cursos de Gestão Hospitalar, em Terra Alta, Educação do Campo, em Irituia, Engenharia Civil, em Belterra, Agronomia, em Prainha, Engenharia Ambiental e Sanitária, em Ipixuna do Pará, Gestão Ambiental, em Abaetetuba e Engenharia Sanitária e Ambiental, em Vigia.

O IFPA Campus Santarém atuará nos cursos de Engenharia Civil, em Belterra, e Agronomia, em Prainha. Serão 50 vagas para cada curso.

As vagas ofertadas são destinadas aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou ainda concluirão no ano letivo de 2022. Haverá reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet no site do processo seletivo, bit.ly/ProselEspIFPA2023, a partir das 16h do dia 08 de setembro, até às 23h59 do dia 10 de outubro. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00, no entanto, candidatos que comprovadamente tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e sejam cadastrados no CadÚnico e Pessoas com Deficiência têm direito à isenção total do pagamento da taxa, para isso, basta solicitar a isenção no ato da inscrição.

O processo seletivo será composto por três fases. A primeira fase, de caráter eliminatório, consiste no preenchimento do formulário de inscrições, pagamento do boleto bancário ou solicitação isenção da taxa de inscrição. A segunda etapa, eliminatória e classificatória, é a Prova de Conhecimentos, realizada no Município onde o curso escolhido será ofertado e composta por Redação e 35 Questões Objetivas. Por fim, na terceira fase, de caráter eliminatório, será feita a habilitação de matrícula, com análise de documentos comprobatórios e procedimentos de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos e pardos (negros), grupo optante e bonificação.

Será atribuído um bônus de 10% sobre a pontuação final, ao candidato que cursou pelo menos um dos anos do ensino médio, ou estejam cursando o último ano, no município/distrito em que o curso será ofertado ou que resida no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos um ano, a contar da data de publicação do Edital.

Maiores informações são encontradas no site do PROSEL do IFPA, em http://prosel.ifpa.edu.br/pse-graduacao-2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página