Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 280
  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Projeto de Circuito Fechado de Televisão do IFPA Campus Santarém (PCFTv)

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Nome: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Santarém

Endereço: Avenida Castelo Branco, 621; Bairro: Interventoria; CEP: 68020-820, Santarém – PA

Site: http://santarem.ifpa.edu.br

2.1. Diretor Geral Campus Santarém:

Nome: Damião Pedro Meira Filho

Cargo: Diretor Geral

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2.2. Diretoria de Ensino:

Nome: Fabrício Juliano Fernandes

Cargo: Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2.3. Diretoria Administrativa:                                                                                                                           

Nome: Denise Maythe Silva dos Santos

Cargo: Diretora de Administração e Planejamento – DAP

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2.4. Responsáveis pelo projeto, execução e manutenção:                                                                    

Nome: Kleberson Junio do Amaral Serique

Cargo: Professor Doutor EBTT, Campus Santarém – Informática

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nome: Willian Estrela da Cunha

Cargo: Técnico em Audiovisual, Campus Santarém

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  1. Problemática e Justificativa

Com o aumento do volume de frequentadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Santarém, o número de ocorrências de sinistros tende aumentar, podendo gerar prejuízos ao patrimônio do referido Campus e aos seus frequentadores, como funcionários administrativos, docentes, discentes e público em geral.

Atualmente, com um número expressivo de sinistros ocorrendo nas dependências do Campus, existe a necessidade de se monitorar as áreas de convivência pública, como corredores, laboratórios com equipamentos, biblioteca, auditório, etc.

Para tanto, julga-se necessária a implementação de um monitoramento de segurança e de controle eletrônico, como complementação do controle manual e de segurança orgânica (serviço de guarda do Campus), visando um custo reduzido com o uso destas tecnologias.

            Este projeto visa aquisição, instalação e manutenção de um Circuito Fechado de Televisão – CFTV para contemplar o controle, zelo e segurança ao patrimônio do IFPA Campus Santarém e de seus frequentadores.

Os benefícios deste tipo de monitoramento eletrônico são:

  • Prevenir pichações nas dependências do Campus;
  • Prevenir o vandalismo dentro do Campus;
  • Prevenir sinistros a objetos dos frequentadores (celulares, notebooks, etc.);
  • Prevenir sinistros dentro da biblioteca (extravio de livros, etc.);
  • Prevenir conflitos entre discentes nos intermédios do Campus;
  • Prevenir o vandalismo ou sinistros no estacionamento do Campus;
  • Prevenir o vandalismo, conflitos e outros sinistros nas dependências da quadra de esporte do Campus;
  1. Objetivos

 Geral:

Manter registos visuais das eventuais ocorrências de sinistros no âmbito das dependências do IFPA Campus Santarém, por meio de gravações de vídeos de câmeras de vigilância eletrônica e com alarmes de movimentação, em horários e locais onde não estaria previsto a circulação de pessoas (a noite, madrugada e fins de semanas nas dependências de laboratórios, biblioteca, quadra esportiva, etc.).

Específicos:

  • Adquirir câmeras e equipamentos para armazenamento de vídeos;
  • Criar mecanismos de segurança por meio da análise de movimento capturados pelas câmeras em horários em que não deveriam existir (tarde da noite e fins de semana);

 Metodologia (Plano de Atividades)

A metodologia utilizada neste projeto prevê o comprimento das seguintes atividades:

  1. Compra do material do projeto (câmeras, dvr e outros equipamentos)

Esta etapa prevê a especificação dos equipamentos, levando em consideração o melhor custo benefício para atender um processo de compra, sem necessidade de realizar pegões e outras burocracias.

Como resultado, foi especificado a compra de Câmeras digitais em alta resolução (HD) compatíveis com a tecnologia AHD, com leds infravermelhos para visão noturna e com alcance mínimo de 20 metros e sistema de gravação de vídeo (DVR) – equipamentos para armazenar das imagens e vídeos. Tanto as câmeras e os DVRs poderão utilizar cabos coaxiais e de rede (Cat. 5e ou 6) em sua instalação.

Assim, foram especificados e comprados pelo processo 23051.029390/2017-56 os seguintes equipamentos:

Item

Descrição

Unidade medida

Quantidade Demandada

1

Dispositivo de Digital Video Recorder – DVR, que permite gravar e monitorar imagens de câmeras de segurança com qualidade de imagem HD (720p) ou 1080 N, para 16 câmeras. O DVR Stand Alone permite usar câmeras de segurança com tecnologias CVBS (analógicas), AHD, HDCVI, HDTVI e Câmeras IP. O DVR deverá ser compatível com Disco Rígido de até 10 Terabytes.

Unidades

2

2

Câmeras Digitais AHD coloridas (com infravermelho no modo noturno) com as características: Sensor de imagem: ¼ Digital AHD; Resolução de imagem: 1280x720 (HD); Alcance infravermelho: 20 metros, Lente: 3.2 mm - F2.2 – Fixa; Ângulo de Visão: ~ 72,6° horizontal; Iluminação mínima: 0.1 lux.

Unidades

10

3

Câmeras Digitais AHD coloridas (com infravermelho no modo noturno) com as características: Sensor de imagem: ¼ Digital AHD; Resolução de imagem: 1280x720 (HD); Alcance infravermelho: 20 metros; Lente: 2.8 mm - F2.35 – Fixa; Ângulo de Visão: ~ 91.6° horizontal; Iluminação mínima: 0.1 lux.

Unidades

16

4

Câmeras Digitais AHD coloridas (com infravermelho no modo noturno) com as características: Design: Tubular metálica; Sensor de imagem: 1/3 SONY EXMOR AHD; Resolução de imagem: 1280x720 (HD); Alcance infravermelho: 20 metros; Lente: 3.6 mm - F2.1 - Fixa; Ângulo de Visão: ~ 80° horizontal; Proteção elétrica contra surto (Suporta até 4000 volts induzido); Permite instalação com cabo coaxial convencional até 500 metros de distância; Vedação: IP66 (à prova d’água).

Unidades

6

5

Cabo Coaxial Flexível RF Dupla Blindagem de 4mm com fio Bipolar para alimentação de 12V para CFTV, com as características: Condutor Interno: Fio de cobre nú 10 x 0,127mm e Malha de blindagem de cobre com 80%..

Metros

600

6

Fonte de alimentação de 12 volts com as características: Fonte AC/DC 12V; Potência: 120W; Tensão de entrada: 100V-240V AC (seleção automática); Frequência: 50/60Hz; Amperagem: 10A;

Unidades

2

7

Conector BNC macho com borne para CFTV

Unidades

64

8

Conectores P4 macho com borne para CFTV

Unidades

32

9

Disco Rígido para DVR com 2 Tera Bytes de capacidade

Unidades

2

  

  1. Especificação dos requisitos

Esta etapa prevê um estudo dos locais que necessitam ser monitorados pelas câmeras de segurança, além das respectivas justificativas da necessidade do monitoramento. O relatório apresentado no Anexo I evidencia detalhadamente a localização da instalação de cada câmera de segurança, suas justificativas, posições para instalação, os tipos de câmeras a serem utilizadas e uma visualização prévia do campo de visão das câmeras. 

  1. Instalação das câmeras

Esta etapa prevê a instalação das câmeras, seguindo o relatório apresentado no Anexo I. Para tanto, é necessário realizar os serviços de cabeamento, instalação de canaletas, conduítes, eletrocalhas, eletrodutos, etc. Esta atividade deverá seguir as normas previstas pelos órgãos reguladores e pelas recomendações do departamento de engenharia e infraestrutura do IFPA.

O Anexo II apresenta um layout com a localização das câmeras dentro do Campus Santarém, no entanto julga-se necessário que a Diretória de Administração e Planejamento – DAP do Campus Santarém realize o estudo, juntamente com os responsáveis pela infraestrutura do Campus, sobre as melhores formas de realizar as instalações das fiações (cabo de rede, cabos coxias, eletrocalhas, eletrodutos, conduítes, caixas de passagens, conduletes, instalação dos armários para rede tipo rack para os DVRs, etc.).

Um memorando solicitando a execução desta atividade e compra de materiais para instalação será encaminhado ao DAP. 

  1. Configurar e instalar os DVR (equipamentos de registros de vídeos)

 Esta etapa prevê a instalação e configuração dos DVRs. Este projeto foi dimensionado para utilizar dois DVR com 16 canais para câmeras AHD, localizados em pontos estratégicos (Biblioteca e Direção de Ensino) para economia de cabeamento e melhor caminho de passagem dos cabos para as câmeras.

Será criada uma sub-rede exclusiva para os DVRs, protegidas das demais redes de computadores do Campus, sendo que apenas pessoas autorizadas pela Diretoria Geral – DG do Campus terão acesso a esta sub-rede.

  1. Configurar e instalar o servidor Web para visualização das câmeras

 Uma interface Web será desenvolvida para apresentar, em tempo real, as imagens de câmeras especificas de pontos estratégicos do Campus, para que os interessados (como guardas, assistentes de alunos, assistência estudantil, direção de ensino, biblioteca, etc.) possam visualizar as imagens esporadicamente, visto que não existe a necessidade de monitoramento constante e nem do Campus contar com pessoal dedicado a tal serviço.

  1. Implementação da política de acesso aos registros eletrônicos e de controle de ocorrências de sinistro do Campus

Uma política de acesso aos registros eletrônicos e gravações será implementada no Campus, tento em vista que o objetivo deste projeto é monitorar sinistros e outros tipos de ocorrências. As solicitações para acesso aos vídeos, devidamente justificadas por memorandos, deverão ser protocoladas e analisadas por uma comissão específica.

  1. Elaboração e divulgação de relatórios do projeto

 Será divulgado na página Web do Campus as estatísticas dos sinistros e os benefícios decorrentes dos registros eletrônicos (http://santarem.ifpa.edu.br/pcftv).

  1. Cronograma

Descrição das atividades

2017

2018

11

12

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

Compra do material do projeto (câmeras, dvr e outros equipamentos)

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Especificação dos requisitos

X

X

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

Instalação das câmeras

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

 

Configurar e instalar os DVR (equipamentos de registros de vídeos)

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

 

 

Configurar e instalar o servidor Web para visualização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

Implementação da política de acesso aos registros eletrônicos e de controle de ocorrências de sinistro do Campus

 

 

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

Elaboração e divulgação de relatórios do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

  1. Resultados Esperados

           Espera-se uma diminuição da ocorrência de sinistros nos intermédios do Campus, bem como na biblioteca e áreas públicas de convivência.

  1. Serviço Esperado          

Como serviço, será implementado um protocolo com procedimentos para o acesso aos vídeos gravados pelas câmeras, que poderão ser solicitados por meio de memorando protocolado e justificado a uma comissão (que será criada pela D. G.), para então prover acesso aos conteúdos gravados pelas câmeras do Campus.

            Santarém, 12 de junho de 2018,

___________________________________________

Coordenador do Projeto

Professor Dr. Kleberson Junio do Amaral Serique

SIAPE: 1325720

 

___________________________________________

Membro do Projeto

Willian Estrela da Cunha

SIAPE: 2389132

 

 

Fim do conteúdo da página