PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

CAMPUS SANTARÉM

DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O presente Projeto Político Pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Santarém, apresenta as reflexões acerca da direção que a instituição deve adotar, no que diz respeito às suas finalidades, o seu papel social, a definição de caminhos e ações que serão executadas por toda a comunidade escolar. Ele é fruto de reflexões coletivas envolvendo servidores técnicos administrativos e professores e se configura como uma ferramenta de planejamento e avaliação da instituição. Ele é mais do que um simples documento técnico-burocrático ou de gestão. Indica a direção a seguir e deve servir para promover mudanças nas concepções e nas práticas cotidianas, assinalando diretrizes referentes à caminhada educativa, devendo ser considerado como um instrumento de ação política e pedagógica destinado a garantir “uma formação global e crítica para os envolvidos no processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, a formação profissional e o pleno desenvolvimento pessoal”. (Veiga,2004, p.16). É também um instrumento de gestão democrática que possibilita a reflexão crítica e contínua a respeito das práticas, dos métodos, dos valores, da identidade institucional e da cultura organizacional, servindo de base para o planejamento global de todas as ações, compreendendo os direcionamentos pedagógicos, administrativos e financeiros. Nessa perspectiva, este projeto pedagógico tem o objetivo de nortear as práticas acadêmicas do IFPA Campus Santarém, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão, objetivos e metas. Trata-se de uma projeção dos valores originados a partir da identidade da instituição, materializados no seu fazer específico, cuja natureza consiste em lidar com o conhecimento transformador, abrangente, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, como componentes essenciais à formação crítica do cidadão e do futuro profissional.

ACESSE O DOCUMENTO AQUI