Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CURSO DE LIBRAS BÁSICO II É OFERTADO PELO CENTRO DE IDIOMAS DO IFPA DE SANTARÉM

  • Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h43
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h45
  • Acessos: 1792

CURSO DE LIBRAS BÁSICO II É OFERTADO PELO CENTRO DE IDIOMAS DO IFPA DE SANTARÉM

 

           Libras, Língua Brasileira de Sinais, é a língua oficial da comunidade surda brasileira. Oficializada através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, é considerada oficialmente no Brasil como Segunda Língua (L2) depois da Língua Portuguesa (L1). Sua inclusão vem crescendo nas escolas e nos Institutos Federais de Educação, através ações como ofertas de cursos e disciplinas no currículo escolar, ampliando a inserção da comunicação de surdos junto à sociedade.    

        O "curso básico de libras II" foi uma dessas ações. Ministrado pela tradutora interprete de linguagem sinais Dorisvan da Silva Portela e ofertado pelo Centro de Idiomas (CENI) do IFPA do campus de Santarém, visou garantir a inclusão social e linguística através da capacitação de servidores e também do público externo.  

      Realizado na modalidade Curso de Extensão, as aulas ocorreram uma vez por semana no IFPA de Santarém perfazendo uma carga horária de 20h. Após vinte encontros semanais, a extensão foi finalizada no mês de setembro, na quarta-feira (28) e contou com atividades avaliativas e comemorações dos envolvidos pelo êxito da proposta. Segundo Dorisvan, que atualmente está ministrando outros projetos de extensão no IFPA de Santarém, a exemplo do curso "Pais de filhos surdos", as propostas podem continuar com possibilidades de novas capacitações. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->