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Avaliação Institucional

  • Publicado: Terça, 02 de Junho de 2015, 12h46
  • Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 10h03
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) irá receber visita do INEP/MEC para avaliação externa do processo de recredenciamento institucional previsto para período de 11 a 15 de agosto de 2015.
O IFPA foi criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que subsidia seu credenciamento como instituição de Ensino Superior. A lei de criação dos Institutos traz no parágrafo 1º do Art. 2º, “Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, os Institutos Federais são equiparados às universidades federais”. Diante disso, as normas e procedimentos para recredenciamento são atendidos o Art. 8º da Resolução CNE/CES N° 3/2010 e a lei 11.892/2008.
Será um momento histórico para o IFPA, pois a IES irá receber avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que irão avaliar os eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, o Desenvolvimento Institucional, as Políticas Acadêmicas, as Políticas de Gestão, e a Infraestrutura Física, fundamentado na lei 10.861 de 14 de Abril de 2004, lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Essa Avaliação Externa gera o Conceito Institucional CI para a IES, que pode varia em uma escala de 1 a 5. Segundo o instrumento de avaliação do INEP“o CI é calculado pelo sistema e-MEC, com base em uma média aritmética ponderada dos conceitos dos eixos, os quais são resultados da média aritmética simples dos seus indicadores.”.
No presente momento estamos aguardando agenda dos avaliados para divulgação e posterior convocação da comunidade: Alunos; Técnicos Administrativos; Docentes; e Gestores. A participação de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem do IFPA é fundamental para seja refletido o empenho e dedicação de nossa comunidade.

 

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